Sesi recebe mostra Encantos do Sol Cearense

sol Mostra é com posta por 16 fotos feitas no Ceará,conhecido como Terra da Luz. ( Fotos: Mateus Ávila da Silveira)

 

O Teatro do Sesi sedia até 12 de outubro a exposição fotográfica Encantos do Sol Cearense, do fotógrafo Mateus Ávila da Silveira. A mostra faz parte do projeto Exposições Itinerantes, que tem como objetivo apresentar obras originais ou reproduções fotográficas, criando circuitos alternativos de mostras de artes visuais nas unidades do Sesi-SP e nas indústrias associadas. A visitação à mostra é possível de terça a sexta-feira, das 10h às 17h. A entrada é gratuita.

Encantos do Sol Cearense é composta por 16 fotografias, que tiveram como inspiração o estado Ceará, mais conhecido como Terra da Luz, por causa da quantidade de dias ensolarados no ano. Durante seis meses de 2014, o paulista Mateus Ávila da Silveira teve uma rotina um pouco diferente da qual estava acostumado. Todos os dias, saía em busca de lugares tranquilos para apreciar e registrar, portanto, na mostra retrata o vilarejo tranquilo da praia de Jericoacara, o município mais setentrional do Ceará. “É um dos poucos lugares do Brasil onde se pode ver tanto o nascente quanto o poente. Eu trabalho com a fotografia e sempre gostei da natureza. Nessa época, o assunto da Copa do Mundo predominava e eu não queria me envolver, por isso, quis criar um projeto particular para conhecer as belezas do nosso país. Escolhi Ceará porque era um local que ainda não conhecia e sempre foi muito bem falado.”, comentou Silveira.

Um dos lugares destacados e fotografados pelo profissional é a árvore da preguiça. “Espero que com essa exposição as pessoas fiquem incentivadas a conhecer o nosso país. Muitos estão focados em conhecer países internacionais sem ao menos saber que aqui existem lugares maravilhosos”, ressaltou.

CARREIRA — Mateus Ávila da Silveira formou-se em cinema em 2009 e dirigiu a fotografia dos curtas-metragens Quebra Corrente (2009) e Pacobá (2010). Desde 2008, realiza pesquisas com registros documentais em fotografia e vídeo de grafite, street art, costumes e conhecimentos populares em São Paulo e vários Estados do Brasil, como Santa Catarina, Bahia, Maranhão e Ceará.

SERVIÇO — Exposição fotográfica Encantos do Sol Cearense, de Mateus Àvila da Silveira, no Teatro do Sesi (Avenida Luiz Ralph Benatti, 600, Vila Industrial). Entrada gratuita. Visitação: até 12 de outubro, de terça a sexta-feira, das 10h às 17h. Informações: (19) 3403-5900.

(Ana Caroline Lopes)