Shopping Piracicaba sedia exposição de humor gráfico

arte Trabalhos do artista tratam de diversos temas do cotidiano, como meio ambiente e educação. (Reprodução)

 

 

O Shopping Piracicaba é um dos pontos da cidade que recebe mostras paralelas do 45º Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Até dia 12 de setembro, a exposição O Incrível Rucke, composta por 12 obras do premiado cartunista Raimundo Rucke, poderá ser visitada pelos clientes no corredor da Starbucks (piso L1).

Os trabalhos do artista são considerados críticas à sociedade, ao uso indiscriminado das redes sociais e propõem reflexões bem-humoradas sobre o cotidiano. Rucke nasceu em Coelho Neto (Maranhão) e mora há 20 anos em Itu (São Paulo). Desenha desde os oitos anos e, aos 17 anos, ao descobrir os trabalhos de Ziraldo, Henfil, Angeli e Paulo Caruso, decidiu ser cartunista.

A quantidade de prêmios conquistados por Rucke é grande. Estima-se que, em 2017, o cartunista tenha chegado aos 50 prêmios nacionais e internacionais, incluindo três menções honrosas no Prêmio Vladmir Herzog de Anistia e Direitos Humanos.

Entre as diversas conquistas recentes, Rucke obteve o primeiro lugar por três vezes no Salão Internacional de Humor de Piracicaba; ficou em segundo lugar no Ranan Lurie Political Cartoon (concurso promovido pelo ONU) e ganhou, na Turquia, o terceiro lugar no 34rd Aydin Dogan International Cartoon Competition, um dos mais importantes do mundo.

SALÃO — Respeitado internacionalmente, o Salão de Humor de Piracicaba é realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria da Ação Cultural e Turismo (SemacTur) e o Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico (Cedhu). A abertura oficial será no dia 25 de agosto, no Teatro Erotides de Campos e, na sequência, começa a mostra no Armazém 14 do Engenho Central. Foi idealizado 1974, durante a ditadura militar, por iniciativa de um grupo de jornalistas, artistas e intelectuais atuantes no cenário político. Com o sucesso das primeiras edições e o apoio do jornal carioca “O Pasquim”, importantes cartunistas brasileiros contribuíram para a transformação do Salão em um dos mais conhecidos encontros do humor gráfico no Brasil e no exterior, além de ser um dos concursos mais antigos do gênero. As obras premiadas no Salão, que reúnem cartuns, caricaturas, charges e tiras, constituem um rico acervo que acompanha as transformações sociais, econômicas, além das relações humanas, questões ambientais e outros assuntos.

SERVIÇO — Mostra de arte gráfica O Incrível Rucke, no Shopping Piracicaba (avenida Limeira, 722), no corredor da Starbucks, piso L1. Visitação: até 12 de setembro, de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 11h às 22h. Entrada gratuita. Informações: (19) 3403.3833.

 

(Da Redação)