Shopping recebe feira de adoção neste sábado (13)

Foco é a adoção de cães adultos e que buscam uma família (Foto: Claudinho Coradini/JP) Foco é a adoção de cães adultos e que buscam uma família (Foto: Claudinho Coradini/JP)

O Shopping Piracicaba recebe amanhã, das 14h às 18h, uma feira de adoção realizada por protetores de animais independentes, que resgatam, reabilitam e encaminham os animais para adoção, e não são parte de ONGs, nem recebem patrocínios. Os resgates são promovidos por meio de doações e financiamento próprio.

O evento acontece no Piso L2, em frente a “My Pet’s Shop”, que é a organizadora da feira. Para adotar é necessário ser maior de 18 anos, além de levar comprovante de endereço, documento de identidade e CPF. O foco é a adoção de cães adultos, que têm mais dificuldade em encontrar uma família do que os filhotes.

Segundo Thais Cangiani, proprietária da My Pet’s, a adoção de animais adultos representa a continuidade do trabalho de resgates. “Quando nos juntamos para resgatar uma ninhada de filhotes, nós temos a certeza de que serão facilmente doados e que, após cerca de três meses, já poderemos resgatar outros, e dar continuidade ao trabalho de retirada dos animais de situações de risco. Porém, quando resgatamos um adulto, ele leva muito mais tempo para ser adotado”, conta. “Dessa forma, os lares temporários e os canis das ONGs e protetores, ficam lotados de cães adultos, impossibilitando o resgate de mais animais. Quando adotamos um animal adulto, não fazemos um bem apenas aquele animal, mas trazemos a possibilidade para que esse trabalho lindo continue. A adoção de cães adultos representa um sopro de esperanças para os protetores, e mostra que é possível continuar a salvar vidas”, enfatiza.

Na feira, estarão disponíveis cerca de sete a nove animais, todos advindos de situação de abandono ou maus tratos. Todos os cachorros estão castrados, vacinados e vermifugados, prontos para receberem um novo lar. Somando as outras edições do evento, as adoções já somam mais de 40 gatos e 37 cães, entre adultos e filhotes.

ADOTAR É O BICHO

Adotar é oferecer uma nova oportunidade de vida e alegria a um animal, que também retribui o gesto com amor infinito. O problema é que a adoção fica cada vez mais difícil de acontecer a medida que o animal cresce, e a frequência pode ser considerada baixa quando o cão já é adulto.

A realidade poderia ser diferente se levados em conta os vários benefícios de se adotar cães adultos. Um deles é que animais nessa idade aprendem regras com mais facilidade, pois já estão socializados. A personalidade dos adultos já é completamente formada e eles passaram da “fase da destruição”, muito comum entre os filhotes.

Além de serem tão lindos quanto os filhotinhos, Thais diz que eles sabem que ganharam um novo lar e se tornam gratos por isso. “Os adultos resgatados em situações de risco ou morando na rua compreendem as dificuldades desse mundo cruel, seja a batalha pelo alimento, a busca por um abrigo seguro ou a incerteza se algum dia terão um lar”, afirma ela. “Quando vão para uma nova residência, após a adaptação, criam vínculos de amor com mais facilidade e enxergam que seus novos pais estão ali para cuidar e amar. Dessa forma, eles são facilmente educados, demonstram a gratidão com atos de felicidade e carinho”.

SERVIÇO

Feira de adoção de animais da “My Pet’s Shop”. Amanhã, das 14h às 18h, no Piso L2 do Shopping Piracicaba. Mais informações pelo telefone (19) 3423-1223.

Mariana Requena