Shopping sedia exposição fotográfica Um Piracicabano em Tóquio

foto Vitor Vencovsky fez imagens nos anos 1988 e 1990. (Foto: Arquivo /JP)

O Shopping Piracicaba sedia até 4 de outubro a exposição fotográfica Um Piracicabano em Tóquio, com imagens de autoria de Vitor Pires Vencovsky, presidente da Atepi (Associação das Empresas de Tecnologia de Piracicaba e Região) e da APL (Academia Piracicabana de Letras). A mostra, composta por 40 imagens, é em comemoração aos 100 anos da imigração japonesa na cidade, os 110 anos da imigração japonesa no Brasil e os 30 anos da visita de Vencovsky a Tóquio, capital do Japão. As fotos estão instaladas especificamente na Praça de Alimentação do piso L2. A visitação ao local é gratuita.

 

Um Piracicabano em Tóquio tem curadoria dos fotógrafos Fran Camargo e João Carlos Nascimento Ferreira. As imagens expostas retratam o cotidiano e hábitos dos moradores de Tóquio, paisagens urbanas, monumentos e a arquitetura da cidade japonesa nos anos 1988 e 1990.

Vencovsky contou que estava terminando a graduação em engenharia mecânica, na EEP (Escola de Engenharia de Piracicaba), quando recebeu o convite para viajar para Tóquio, para a matriz da empresa onde trabalhava. “Foi uma experiência com muito aprendizado e troca cultural. Registrei momentos marcantes e cenas do dia a dia dos japoneses, trazendo comigo um pouco do que vi por lá e redescobrindo suas tradições com a comunidade japonesa de Piracicaba”, relembrou.

“Eu sempre gostei de fotografia e lá fui muito influenciado pelos japoneses. Logo que cheguei, comprei uma máquina melhor e me diverti muito. Foi uma experiência transformadora. A cultura deles é muito diferente da nossa, desde a alimentação até a forma como trabalham, pensam e se relacionam”, detalhou.

Ele explica que a decisão de expor as fotografias, feitas há 30 anos, foi motivada pelo sentimento de nostalgia. “Primeiro, pensei que seria bacana expor algo da minha autoria. Depois, mandei a proposta para o shopping, que aceitou. Fui motivado pela imensa saudade que eu sinto daquele lugar, porque nunca mais retornei. Mas não deixei de pensar no Japão, em sua cultura e modo de viver. Pretendo ainda retornar um dia, deixei amigos queridos nessa nação, amigos que me relaciono até os dias atuais”, finalizou.

SERVIÇO — Exposição Um Piracicabano em Tóquio, no Shopping (avenida Limeira, 722, Areão). Visitação: até 4 de outubro, de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 14h às 22h. Entrada gratuita. Informações: (19) 3403-3833.

(Raquel Soares)