Shopping sedia exposição sobre evolução tecnológica

A Atepi (Associação de Empresas de Tecnologia da Informação de Piracicaba e Região) inaugurou ontem, às 16h, a exposição itinerante Tecnologia Através do Tempo. Evolução e Convergência das Tecnologias de Informação e Comunicação, no piso L1 do Shopping. A mostra, que fica até o dia 28 de fevereiro no centro de compras, é composta por linhas do tempo com equipamentos que apresentam a evolução das tecnologias e serviços de comunicação até os formatos e plataformas utilizadas hoje.
 
 
Materiais de informática, itens como computadores, servidores e impressoras; de comunicação, como telefones; transmissão de som, como o rádio, e imagem, como televisões, projetores de filmes e slides, além de filmadoras, calculadoras e fotografias integram as linhas do tempo da mostra.
 
 
Nos segmentos do cinema e da imagem, por exemplo, os visitantes podem conferir um projetor de filmes, projetor de slides, televisão, vídeo cassete e aparelho de DVD. Parte dos equipamentos em exposição foi doada por moradores da cidade ao projeto Recitrônico, de reciclagem de eletrônicos, organizado pelos Rotary Clubes de Piracicaba em eventos no ano passado.
 
 
Presidente da Atepi e vice-presidente do IHGP (Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba), Vitor Pires Vencovsky falou sobre o propósito da exposição. “A mostra traz a evolução e a convergência de diversas tecnologias de informação e comunicação para um lugar comum, formado por um grande banco de dados disponibilizado em nuvem e acessado por diversos serviços e equipamentos móveis”, explicou.
 
 
MUSEU — Segundo Vencovsky, a exposição é o primeiro passo para a criação do TIC (Museu de Tecnologia de Informação e Comunicação) de Piracicaba, um projeto da Atepi para os próximos anos. “A ideia da exposição, de que várias tecnologias e serviços foram substituídos pela tecnologia atual e estão migrando para os smartphones, será o intuito principal de criação do museu, que será importante para a cidade, principalmente na parte didática, mostrando aos jovens uma série de equipamentos que não existem mais.” Por enquanto, os idealizadores estão em busca de patrocínios para construção do Tic, ainda sem local definido.
 
 
SERVIÇO — Exposição Tecnologia Através do Tempo. Evolução e Convergência das Tecnologias de Informação e Comunicação, no piso L1 do Shopping Piracicaba (avenida Limeira, 722, Areão). Visitação: até 28 de fevereiro. Entrada gratuita. Informações: (19) 3403-3833.