Simplicidade e saúde ao seu alcance

Muitas pessoas acham que somente vale a pena ir a uma academia ou frequentar algum tipo de atividade para se manterem saudáveis! Será que é isso mesmo?

Uma das questões principais mencionadas por muitos estudiosos é fazer o que todo mundo sabe, mas que poucos fazem, ou seja, se manter ativo! Novidades? Não; afinal a cada dia mais sabemos da importância da atividade física para todos os parâmetros da saúde.

Isso corrobora com o estudo do periódico “Journal of Physical Activity and Health” que quanto maior a frequência que você faz de atividades simples como o sentar e levantar, subir escadas e andar mais chances você tem de emagrecer e não ganhar peso.

Muitas pessoas passam horas durante o dia sentado em decorrência do trabalho, os tornando cada vez mais sedentários e com isso, aumentam-se os riscos de diabetes, doenças cardíacas e mortalidade, estes gerados pelo sedentarismo e letargia física.

Sei do fato de vários dos meus alunos subirem e descerem escadas e reduzirem bastante o seu peso no decorrer de semanas, somente com esta mudança de hábito. Nesta pesquisa é exemplificada que se a pessoa senta e levanta a cada hora da sua cadeira cerca de 10 vezes, os gasto calórico a mais por hora dependendo do peso da pessoa pode variar de 12 a 20 calorias. Estas calorias adicionais ao longo do mês podem gerar 1 quilo a menos para a pessoa. Parece pouco, mas não é!

No caso das escadas, o gasto calórico é maior ainda pela intensidade do exercício já que ao subir escadas você carrega seu peso para cima, contra a gravidade e gasta-se cerca de 75 calorias a cada 5 minutos. Poucos exercícios são tão naturais e intensos a ponto de gastar isso tudo e que pode ser facilmente feito trocando-se sempre o elevador pela escada. O mesmo serve para andar na rua ao comprar seu pão que gasta 75 calorias a cada 15 minutos!

Nós sabemos de muita coisa, temos muitas informações disponíveis e de qualidade como, por exemplo, aqui no Jornal de Piracicaba e na revista Arraso e também em outros meios de comunicação, mas ao mesmo tempo pouco fazemos ainda com esta informação. Talvez seja um momento de pensar que o mais simples, pode ser o melhor para você e para a sua saúde!

Até a próxima!