Sinal analógico de televisão será desligado à meia-noite

Dois meses após a última prorrogação de prazo, o sinal analógico de televisão deve ser, enfim, desligado em Piracicaba na noite de hoje. Segundo a Seja Digital — instituição criada pelo governo para acompanhar o processo de migração — a última pesquisa realizada pelo Ibope revela que a região deve atingir o percentual de 90% de digitalização exigido, o que inviabilizaria a concessão de um novo prazo. A interrupção está prevista para acontecer à meia-noite. 
 
O sinal analógico deveria ter sido desligado em Piracicaba e outros 84 municípios próximos em novembro do ano passado, mas o Ministério da Ciência e Tecnologia considerou que as cidades da região não haviam atingido o índice mínimo de digitalização necessário e prorrogou o desligamento para janeiro deste ano. Em 2017, 295 municípios de todo o Brasil tiveram o sinal analógico desligado. 
 
Apesar disso, ainda há kits com antena, conversor e cabos disponíveis para pessoas que participam de programas sociais, como o Bolsa Família e o Minha Casa Minha Vida. Dos cerca de 30 mil aparelhos disponibilizados para a cidade, 26.650 (88%) foram distribuídos. “A Seja Digital continua atendendo a população ininterruptamente e não irá deixar ninguém para trás durante o processo de transição”, informou, em nota. Os equipamentos podem ser solicitados pelo telefone 147 ou pelo www.sejadigital.com.br.
 
O sistema digital permite à população receber uma programação com melhor qualidade de som e imagem, a possibilidade de assistir TV em dispositivos móveis, a multiprogramação e a possibilidade de interatividade.