Som Maior 2019 está com inscrições abertas

Um dos mais tradicionais festivais de música de Piracicaba começa as atividades em agosto; Objetivo é despertar o interesse pelo aprendizado musical. (Foto: Divulgação)

Desde 2001, com o objetivo de despertar no jovem o interesse pelo aprendizado musical, o Som Maior Festival, um dos mais tradicionais eventos musicais de Piracicaba, está com inscrições abertas para interessados em participar das palestras e shows programados para a edição deste ano, que conta com apoio do Sesc e do Sesi Piracicaba.

O cadastramento é gratuito e pode ser realizado em escolas da rede pública e privada de Piracicaba, no Sesc ou diretamente com a organização do evento por meio dos telefones 3421-7252 e 3421-4758.

A programação da edição de 2019, que acontece durante todo o segundo semestre do ano, conta com conhecimento teórico aliado à prática. No dia de início das atividades (23/08), o festival recebe, às 14h, uma aula de história da música, com o professor João Marcos de Almeida. A sessão é importante para fomentar o conhecimento e instigar o aprendizado.

A partir daí, ensaios e apresentações se desenrolam entre aulas de prática instrumental, evolução rítmica e produção musical. No dia 09 de novembro, um show especial no Sesi encerra os aprendizados do período e os alunos poderão mostrar, na prática tudo o que desenvolveram. Em dezembro haverá entrega de medalhas e troféus aos que melhor se destacarem.

De acordo com os organizadores, o projeto tem um caráter socioeducativo, ao unir arte e educação. “A ideia da elaboração do projeto surge também da importância irrefutável das artes como alternativa às drogas, em tempos de tanta violência e em que, muitas vezes, esse caminho a passa ser opção quase irrecusável”, diz Regina Gomes, pianista, musicista e coordenadora do Som Maior Festival. “O projeto, além30 de ativar o senso criativo e dar oportunidade ao participante em mostrar o seu talento, tem por objetivo oferecer, por meio das palestras, uma visão mais ampla e segura sobre qual caminho seguir com menos probabilidade de erros e fracassos”.

Todas as atividades do festival são livres e acontecem no ginásio do Sesc Piracicaba.

SERVIÇO

Inscrições para o Som Maior Festival 2019. Até 31/07, nas escolas da rede pública e privada de Piracicaba, no Sesc ou diretamente com a organização do projeto. Atividades com início de 23 de agosto. Inscrições gratuitas. Mais informações pelo telefone: 3421-7252.

Mariana Requena
[email protected]