Sonhos em novas versões e sabores

Apesar de ter sido inventado no outro lado do Atlântico é no Brasil que o sonho ganha novas roupagens. (foto: Amanda Vieira/JP)

O sonho é um dos doces mais queridos do Brasil. Ele está em praticamente todas as docerias e padarias do país, tanto em sua versão tradicional quanto nas gourmets. Apesar do gosto nacional pela sobremesa, suas origens estão do outro lado do Oceano Atlântico.

Uma das versões para sua origem diz que o sonho é criação portuguesa, batizado inicialmente de “bola de Berlim”, por conta de sua aparência ser muito próxima à da sobremesa alemã Berliner. Apesar desta história, a mais aceita mesmo é a de que o surgimento do sonho aconteceu em 1756, em meio à Guerra dos Sete Anos, quando a Prússia (atual Alemanha) estava para ser invadida pela Rússia. Frederico, o Grande, então recrutou grande parte da população para defender a capital.

Uma das pessoas recrutadas foi um ajudante de padeiro que, sem muito sucesso no cuidado com as balas de canhão para as quais havia sido designado, foi mandado de volta para a cozinha. O jovem não conseguia deixar as lembranças das armas para trás, então resolveu criar uma massa fermentada, em forma de bola, que foi frita da frigideira em vez de assada. Surgia aí o Berliner, que conquistou a Prússia e se espalhou pelo mundo.

Nos Estados Unidos, ganhou ares de ‘rosquinha’, os famosos donuts. No Brasil, acrescentaram-se diversos recheios e o nome dado ao doce de sabor suave e delicioso foi “sonho”.

De acordo com a chef Andreia Renata, especializada em confeitaria, os sonhos podem ganhar novas roupagens com recheios e coberturas bem produzidas. Ela criou receitas gourmet de sonhos que são de dar água na boca, entre elas o sonho de morango e o de nozes, o qual a especialista revelou a receita para que você possa reproduzir em casa.

 

Foto: Amanda Vieira/JP

SONHO DE NOZES

Ingredientes:

Massa

– 200ml de leite;

– 10g de fermento biológico;

– 200ml de água;

– 150g de açúcar;

– 3 ovos;

– 150g de margarina;

– 200g de farinha de trigo.

Recheio

– 200ml de leite;

– 200ml de leite condensado;

– 100ml de creme de leite;

– 40g de amido de milho;

– 2g de essência de baunilha;

– 40g de açúcar.

Modo de Preparo:

Em uma tigela misture a farinha, o fermento e a água. Depois de obter uma mistura homogênea, deixe descansar por 30 minutos.

Acrescente o leite, os ovos e os demais ingredientes da massa. Misture tudo até conseguir uma massa lisa. Deixe descansar por mais 20 minutos.

Em pequenas porções, boleie os sonhos e deixe as ‘bolinhas’ descansarem por cerca de 40 minutos, até dobrarem de tamanho. Em seguida, frite-as em óleo preaquecido e fogo baixo.

 

Mariana Requena
[email protected]