SP celebra aniversário com atividades gratuitas

Na quinta-feira, a capital paulista completa 464 anos de fundação. Para celebrar a data foram programadas diversas atividades artísticas gratuitas em 25 horas ininterruptas, em variados espaços da cidade conhecida como Terra da Garoa, que fica cerca de 150 km de distância de Piracicaba. O público esperado pela organização é de 2 milhões de pessoas.

No Vale do Anhangabaú, a Festa da Cidade acontece a partir das 11h de quinta-feira e vai até as 12h do dia seguinte. A abertura dos shows é com Paula Fernandes. A partir das 15h, Letrux, Tulipa Ruiz, Raquel Virgínia e Thiago França fazem tributo à Rita Lee. Anitta sobe ao palco às 23h15. Na sequência, se apresentam Banda Uó, Jaloo, banda Glória Groove e Gilmelândia. Também fazem parte da celebração de aniversário as festas Discopédia, Savana Som Hugo Harada OER, regida por Jamil Maluf, encerra evento na sexta Sistema, Feminine Hi Fi, Calefação Tropicaos, Pilantragi e Baile dos Ratos.

A Orquestra Sinfônica Municipal, regida por Roberto Minczuk, executa às 14h programa com a abertura da ópera O Guarani, no Theatro Municipal de São Paulo. O Balé da Cidade apresenta, no mesmo espaço, às 19h, a coreografia Das tripas…coração. A partir das 13h, o Esquenta do Camarote Bar Brahma tem Gilberto Gil com trio elétrico, junto da Banda da Esquina e Bateria da Escola de Samba Vai-Vai.

A Biblioteca Mário de Andrade será o local do show intimista de Cida Moreira e Roberto Camargo, às 11h. Já às 16h, Rosi Campos conduz uma leitura encenada. Enquanto isso, a Praça da República recebe, das 12h às 22h, o Hip Hop Celebration, com a presença de SampaCrew, Dexter, Thaíde, além de batalha de B.Boys e DJs. Elba Ramalho faz show no Sesc Parque Dom Pedro II, às 18h. A partir das 17h, o grupo Demônios da Garoa toca na Vila Butantan. O Sesc Itaquera, por sua vez, recebe a apresentação de Os Filhos dos Caras, às 16h, no Palco da Orquestra Mágica. O Sesc Interlagos promove, às 16h, na Praça Pau Brasil, o show Os Mulheres Negras. Já o Sesc Campo Limpo celebra o show de Rincon Sapiência, às 18h.

O Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes será palco para Gog, às 19h. A população pode assistir à peça Arigós Primeiros Riscos Da Borracha, no Teatro Paulo Eiró, às 21h, e prestigiar Rael, no Centro Cultural Grajaú, às 19h. O Centro Cultural da Juventude tem Lei Di Dai e Rimas & Melodias e Mc Linn da Quebrada. As Choronas se apresenta no Teatro Décio de Almeida Prado. O espetáculo Mártir acontece no Teatro Cacilda Becker. No Centro Cultural Tendal da Lapa, uma programação circense foi preparada.

Para encerrar a festa, no dia 26, às 12h, a Orquestra Experimental de Repertó- rio, regida pelo maestro piracicabano Jamil Maluf, realiza concerto no Theatro Municipal. Informações: capital.sp.gov.br.