Surto atinge 90 em escola municipal de Piracicaba

escola Escola Aracy de Moraes Terra foi fechada ontem. ( Foto: Claudinho Coradini/JP)

Alunos e funcionários de uma escola municipal Aracy de Moraes Terra, no bairro São Luiz, em Piracicaba apresentam – há uma semana – quadro de vômito e diarreia. A Secretaria de Educação do município informou que o surto atingiu 90 pessoas, sendo 85 crianças e cinco adultos. As aulas foram suspensas ontem. A assessoria de imprensa da pasta destacou que alguns estudantes manifestaram os sintomas ainda no último final de semana (20 e 21), segundo o que foi relatado pela diretora após conversa com os pais.

Para a secretaria, essa informação reduz a possibilidade de o problema ter origem na escola, porém, somente os exames que estão sendo realizados poderão indicar a fonte da contaminação. Uma amostra da água usada na unidade seguiu para análise do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto). A Nutriplus – empresa responsável pelas refeições da escola – coletou amostras da alimentação servida aos alunos na terça-feira e quarta-feira, que foram enviadas para exame laboratorial.

A Secretaria de Educação informou que caberá à Secretaria Municipal de Saúde a apuração do problema, contudo desde que os primeiros casos foram informados, o Setor de Saúde do Escolar da Secretaria Municipal de Educação foi ao local para as primeiras providências e orientou as pessoas que apresentaram sintomas a procurar as unidades de saúde do bairro.

O setor descartou, inicialmente, a possibilidade de o problema ter sido causado por intoxicação alimentar, mas somente com os resultados dos exames será possível dar um parecer definitivo sobre a origem do problema. Uma das providências adotadas pela Secretaria de Educação foi realizar a desinfecção da escola, medida adotada nesta sexta-feira, quando as aulas foram suspensas. Na segunda-feira, as aulas serão retomadas.

A assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde informou que uma equipe da Vigilância Sanitária esteve na escola anteontem e realizou vistoria e orientações aos profissionais que trabalham na unidade. O setor, segundo a assessoria de comunicação, deu orientações para a contenção do surto, de acordo com o protocolo, tendo como recomendação limpeza terminal do local. O resultado da análise da amostra de água colhida pelo Semae deve ser divulgado na próxima segunda-feira (29). De acordo com a Secretaria de Educação do município, Segundo a secretaria, a Escola Municipal Aracy de Moraes Terra tem 294 alunos, 11 professores além de oito funcionários.

(Beto Silva)