Sushi e suas curiosidades gastronômicas

Fotos: Amanda Vieira/JP)

 

 

O sushi é uma iguaria de origem japonesa caracterizado por ser feito de arroz temperado, enrolado em peixe cru ou frutos do mar frescos, vegetais, frutas, ovos e algas. Dentre suas principais histórias, está a de há alguns séculos na era Edo, na antiga cidade do Japão onde hoje é Tóquio. Com a necessidade de se conservar o pescado, devido à falta de recursos, os pescadores envolviam o peixe numa porção de arroz, que ao fermentar, azedava e conservava o peixe por mais tempo. Sua receita original ainda é muito utilizada, entretanto, existem também alguns tipos de sushis, o que diferencia um do outro é justamente a forma como é construído, mas em comum o ingrediente chave é o arroz. Os tipos dessa iguaria que existem são: Makizushi, Futomaki, Hosomaki, Kappamaki, Tekkamaki, Temaki, Uramaki, Oshizushi, Nigirizushi, Inarizushi, Chirashisuzhi e Narezushi. Como todos os aspectos da cultura, a culinária recebe a influência da cultura local, portanto, o sushi também recebe a interferência da culinária brasileira. No dia 1º de novembro foi comemorado o “Dia Internacional do Sushi” e para comemorar, o JP foi em busca de alguns novidades do “quitute” pela cidade.

No restaurante Ithiban Japonese Food, os gunkans de frutas vermelhas e de geléia de maracujá são um dos mais pedidos e diferentes.“Nós tentamos produzir um lado mais contemporâneo, introduzindo o doce aos peixes e frutos do mar. O nosso forte são as entradas, que incluímos essas duas receitas para as entradas dos sushis. O segredo deles está nessa geléia, feita aqui, como todos os demais ingredientes, esse é o nosso diferencial. A base deles são todas com cream cheese com salmão em volta. Por cima, vão as geléias, sendo que na de framboesa, acrescentamos os flocos de arroz”, ressaltou o proprietário, Anderson Alcântara.

Ainda, de acordo com ele, outro também muito bem aceito pelos clientes é o famblado com geléia de maçã. “Este também tem a mesma base, porém ele é famblado no licor de laranja. Em cima colocamos a maça ralada, e ainda é acrescentado a pimenta dedo de moça e depois disso colocamos o fogo, que grelha um pouco o salmão. É uma ótima opção para quem não gosta do salmão cru”, disse.

O Sushi Bamboo Asian Food inovou seus pratos nos cardápios à la carte e no rodízio envolvendo o sushi. O joy de peixe branco, o cítrus e o de peixe branco com geleia de morango são os que mais se destacam. Em suas respectivas receitas, ele é feito com cream cheese, fatia de limão e geléia de pimenta e pimenta biquinho; gohan (arroz japonês) coberto com salmão maçaricado, creem cheese, molho tarê e raspa de limão; e o gohan coberto com selecionado peixe branco, fatia de limão e geléia de morango. “O de atum com toque de alho caramelizado também é nosso ponto forte que está dentro do nosso festival de comida japonesa do Sushi Bamboo, que acontece todos os dias nos jantares. É uma receita antiga. Nós fritamos o alho em pedaços e em uma panela puxamos na manteiga com o gengibre e adicionamos o açúcar e depois juntamos o alho frito. É uma receita própria da casa. É sucesso”, ressaltou Bruno Chaves, gerente do local.

O carro chefe do Watashi Sushi, por sua vez, é o jhou de banana com nutella. “Esse é feito com a banana empanada na farinha panko com nutella e finalizado com morangos por cima. Também temos o de hot goiaba que é feito com massa de pastel, goiabada em pedaços no meio do arroz e por cima uma geléia de maracujá. Além desses, os hot holls tradicionais também são muito requisitados”, contou o sócio-proprietário, Nivaldo Florindo de Deus. Ainda de acordo com ele, todos esses e mais outros pratos estão disponíveis tanto no cardápio à la carte e no rodízio. “Esses sushis doces nós colocamos recentemente no cardápio. Já tínhamos em outras lojas, aí resolvemos inseri-los no cardápio para diferenciá-lo e daí em diante todo mundo gostou”, ressaltou.

SERVIÇO– Restaurante Ithiban Japonese Food (rua Saldanha Marinho, 1442). Informações: (19) 2534-1979. Sushi Bamboo Asian Food (rua Alferes José Caetano, 1312, Centro). Informações: (19) 3422-9411. Watashi Sushi Piracicaba (Av. Carlos Botelho, 568 – São Dimas). Informações: (19) 3434-1382.

(Ana Caroline Lopes)