Teatro apresenta obras de Shakespeare às crianças

Espetáculo infantil “O Príncipe da Dinamarca”. Amanhã (13), às 16h, no Sesc Piracicaba e a entrada é gratuita. (foto: Divulgação)

O Sesc Piracicaba recebe amanhã (13), às 16h, o espetáculo teatral infantil “O Príncipe da Dinamarca”, da Cia. Vagalum Tum Tum, no teatro da unidade. A apresentação faz parte do programa ‘Cena Criança: Repertório Shakespeare’ e a entrada é gratuita.

A peça parte da cena dos coveiros na obra “Hamlet”, com foco no ponto de vista do bobo da corte, figura tão presente na obra do dramaturgo inglês, sobre a história do príncipe da Dinamarca. No enredo, dois divertidos coveiros são surpreendidos por simpáticas caveirinhas que os ajudam a contar, com muito humor, a história do príncipe. Alertado por um fantasma, o jovem segue em busca de vingança contra seu tutor Claudio, pela morte do pai.

De acordo com os produtores, o olhar do bobo da corte é importante para o tom do espetáculo. “Este olhar nos interessa na medida em que o bobo é ascendente direto do palhaço, cuja linguagem e raciocínio utilizamos em nossos espetáculos”, afirma. “A alusão à caveira é devido à presença nesta forma inusitada do bobo em Hamlet. Talvez seja o único bobo que mesmo depois de morto ainda cumpre uma de suas missões que é a de provocar a reflexão. A alusão à caveira é devido à presença nesta forma inusitada do bobo em Hamlet. Talvez seja o único bobo que mesmo depois de morto ainda cumpre uma de suas missões que é a de provocar a reflexão”.

O grupo apresenta, nos próximos sábados as peças “Othelito” (dia 20), “Shake Shake Show” (27) e “O Bobo e o Rei” (3/8), todas baseadas em obras de Shakespeare.

OFICINA

A Cia. Vagalum Tum Tum também realiza, neste sábado e no próximo (20), a “Oficina de Dramaturgia – O Teatro para Crianças e Jovens”, na Sala de Expressão Corporal do Sesc. A proposta, que tem classificação indicativa de 16 anos, é focada no palhaço e a atividade é indicada para dramaturgos, atores, estudantes de teatro e educadores.

O objetivo da oficina é ser um complemento aos espetáculos teatrais do grupo, e tem como proposta estimular a criatividade, a imaginação e a educação de forma lúdica e divertida. A entrada é gratuita, mas para participar é necessário se inscrever no site sescsp.org.br/piracicaba ou pela Central de Atendimento (3437-9292).

A Cia. Vagalum Tum Tum foi fundada em 2001 por Ângelo Brandini e Christiane Galvan, com a proposta de pesquisar a fundo as técnicas do palhaço inseridas no cotidiano contemporâneo. As oficinas são uma forma do grupo compartilhar a experiência acumulada ao longo de quase duas décadas.

SERVIÇO

Espetáculo infantil “O Príncipe da Dinamarca”. Amanhã (13), às 16h, no Sesc Piracicaba – Rua Ipiranga, 155, Centro. Entrada gratuita. Mais informações pelo telefone: 3437-9292.

Mariana Requena
[email protected]