Teatro de Máscaras aborda a solidão

Imobilhados apresenta as particularidades existenciais individuais e coletivas da vida humana (Foto: Claudio Etges)

O Sesi Piracicaba recebe no sábado (15) e domingo (16), às às 20h e às 19h, respectivamente, o espetáculo Imobilhados, uma produção do grupo Máscara EnCena. O teatro de máscaras aborda a solidão humana, os dilemas e os desafios de convivência entre moradores de um prédio. A entrada é gratuita.

Entre os moradores de um edifício residencial, encontram-se os mais variados tipos de personalidades: uma mulher carente e romântica, um homem recém-chegado do interior, um velho ranzinza, uma hippie, uma síndica maníaca por limpeza, um casal punk, etc. Esses vizinhos desdobram suas relações e testam os limites da convivência, expondo seus segredos, anseios e fragilidades.

A peça faz uso da máscara expressiva inteira, com uma linguagem que dispensa a fala, fazendo com que a atuação seja feita por meio de gestos, ações e movimentos. A trilha sonora é composta por músicas originais, de balada romântica, tango, marcha alemã e até funk carioca, inspiradas na personalidade e comportamento de cada personagem, revelando muito dos sonhos, das fantasias e da poesia com que cada um tinge o seu cotidiano.

Convidando o espectador a testemunhar alguns fragmentos da vida, Imobilhados apresenta as particularidades existenciais individuais e coletivas, com situações hilárias e outras dramáticas, que se desenvolvem em retratos simples e poéticos da vida humana.

CORPO-MÁSCARA

A oficina Corpo-Máscara tem como objetivo compartilhar os princípios técnicos e expressivos do corpo, a partir do uso da máscara inteira expressiva básica, presentes no trabalho do grupo Máscara EnCena, desde sua origem em 2014. Os participantes são convidados a experimentar as suas possibilidades de uso, como recurso pedagógico e artístico. A atividade exige uma boa disposição física e roupas confortáveis para o trabalho físico.

VIAGEM TEATRAL

O programa realizado pelo setor de Artes Cênicas do Sesi apresenta um panorama da produção cênica brasileira contemporânea, proporcionando variadas experiências estéticas, para o fomento da diversidade cultural e o estímulo à formação de novas plateias. A cada ano cerca de 35 espetáculos são selecionados via edital para compor o projeto. As peças circulam por 17 teatros em todo o Estado de São Paulo. Em 2018, cerca de 62 mil assistiram os espetáculos apresentados.

SERVIÇO

Espetáculo Imobilhados, dia 15, às 20h e, 16, às 19h, no Teatro do Sesi Piracicaba. Classificação 12 anos. Entrada gratuita. Informações: (19) 3403-5900/5928.

Da Redação