Teatro do Sesc sedia gravação do Almanaque 105

O teatro do Sesc sedia hoje, às 19h, gravações ao vivo, com participação de plateia, de duas edições do programa de rádio Almanaque 105, produzido e apresentado pelo violinista Luís Fernando Fischer Dutra na Rádio Educativa FM — 105,9. O tema a ser discutido é Ética, Educação e Cidadania — O Que eu Tenho a Ver com Isso?, com o educador e pesquisador interdisciplinar Helio Hintze e a educadora gastronômica e cozinheira Gabriela Brucoli. A entrada é gratuita.
 
 
Segundo Dutra, o encontro dá início às comemorações dos 30 anos da rádio, que existe desde 7 de maio de 1988. A plateia, conforme o apresentador, poderá interagir diretamente com os dois convidados, fazendo comentários e perguntas. “O Helio e a Gabriela participam sempre do programa Almanaque, nos quais abordamos diversos temas. Quando discutimos sobre alguns problemas, passados e atuais, percebemos que são fruto da falta, na nossa sociedade, dos três elementos que dão nome ao assunto do evento. E sempre temos um retorno muito positivo dos ouvintes, que gostam e querem debater sobre este tema. Como o programa é gravado, não temos um contato direto com os ouvintes, então resolvemos dar a oportunidade de realmente fazer um debate mais amplo, contando com a participação do público”, explicou o violinista, acrescentando que as edições gravadas nesta noite serão transmitidas nos dias 4 e 11 de março.
 
 
Hintze é doutor em Ciências pela Esalq/Cena-USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), mestre em Ecologia Aplicada e tem pós-doutorado em Economia, Administração e Sociologia pela mesma universidade. Especialista em ecoturismo pelo Senac São Paulo, é autor de livros sobre consumismo e turismo e atua como palestrante e consultor da Fazer Pensar — Usina do Conhecimento. Gabriela é criadora do projeto Sabores & Saberes, que une gastronomia e conhecimento; cozinheira chef internacional pelo Senac, graduada em turismo pela Unibero e pós-graduada em administração de empresas com ênfase em marketing pela FGV. Atualmente, trabalha como professora universitária em cursos de graduação em gastronomia.
 
 
Ainda de acordo com Dutra, o evento no teatro do Sesc também tem caráter social, uma vez que serão arrecadadas na ocasião roupas usadas em bom estado e medicamentos de qualquer tipo e em qualquer quantidade para serem destinados à Pasca (Pastoral do Serviço da Caridade) de Piracicaba. “Por ser uma entidade filantrópica, que desenvolve um trabalho muito importante em diversos setores da assistência social, a Pasca foi escolhida para receber os itens arrecadados, que poderão ser destinados à população de baixa renda que procura o Banco de Medicamentos”, falou.
 
 
PROGRAMA — O Almanaque 105 tem 90 minutos de duração e vai ao ar todos os domingos, das 9h30 às 11h, sendo a primeira vez em setembro de 2011. “O Almanaque recebe profissionais das mais diversas áreas para falar sobre os seus trabalhos, sempre tendo como objetivo levar informações que possam promover uma melhor qualidade de vida para todos”, finalizou.
 
 
SERVIÇO — Gravação ao vivo do programa Almanaque 105. Hoje, às 19h, no Sesc (rua Ipiranga, 155, Centro). Entrada gratuita. Informações: (19) 3437-9292.