Teatro e dança integram oficina de bioenergética

Teatro, dança, psicologia, arte marcial e análise bioenergética integram a 14ª oficina de bioenergética a acontecer amanhã, no espaço Raízes e Asas, das 19h30 às 21h30. O evento será realizado pelo psicólogo com especialização em psicoterapia reichiana e análise bioenergética e professor de kung fu Dante Moretti. Ele definiu o encontro como um “momento para explorar emoções e descobrir mecanismos inconscientes que determinam a vida, que impedem o prazer e a criatividade”. A entrada é gratuita. Inscrições devem ser feitas até 16h deste sábado.
 
 
Criada por Alexander Lowen em 1970, a análise bioenergética é uma psicoterapia corporal que tem como base a psicanálise de Sigmund Freud, atualizada por Wilhelm Reich. As dramatizações corporais, conforme Moretti, buscam crescimento, ampliação do psiquismo, educação somática e desenvolvimento humano em uma visão sistêmica. “É uma ferramenta terapêutica lúdica e poderosa que gera saúde”, disse. Entre as atividades aplicadas estão jogos e brincadeiras que passam pelas fases do desenvolvimento da libido (ocular, oral, anal, fálica e genital), desbloqueando e equilibrando cada um deles. Os trabalhos exigem os pés descalços e roupas leves.
 
 
“No dia do evento, vamos trabalhar um pouco de cada segmento: anéis, contatos, limites, sentimento de campo, expressões, retenção, exercícios de triangulação, sempre visando estimular a honestidade, sensibilidade, em um estilo de vida mais humanista, no sentido de ser tolerante e inteligente. É uma forma de se conectar com o mundo de uma maneira mais produtiva, com nossa autenticidade, com nosso corpo e os órgãos do sentido, podendo captar o mundo e olhar o outro, valorizando a realidade afetiva, sem enquadrar os seres em um lugar de perfeição”, afirmou Moretti.
 
 
O psicólogo também comentou que a oficina de bioenergética é para experimentação de exercícios que podem mobilizar a energia do corpo e conhecimento dos pontos que acumulam tensão e quais as emoções ficam guardadas nela. De acordo com Moretti, essas ações podem ajudar a expressar sentimentos reprimidos e, com isso, obter relaxamento do corpo, consciência e paz interiorana. “É um encontro alto-astral que reúne pessoas interessadas em aprender mais sobre si mesmas através do corpo”, falou.
 
 
SERVIÇO — Oficina de bioenergética. Amanhã, das 19h30 às 21h30, no espaço Raízes e Asas (rua do Rosário, 2581, Paulista). Entrada gratuita. É necessário se inscrever até as 16h de amanhã. Informações e inscrições: (19) 99677.7278 ou pelo evento “Oficina de Bioenergetica” no Facebook.