Teatro Municipal Dr.Losso Netto reabre com programação intensa

programação Teatro foi reformulado para garantir acessibilidade e exigências do CB. (Fotos: Amanda Vieira /JP)
teatro
Dr.Losso Netto: homenageado.
teatro
Elevador é um dos equipamentos instalados no prédio.

O Teatro Municipal Dr. Losso Netto já está em plena atividade e oferecerá programação gratuita a partir desta semana. O espaço cultural foi reaberto anteontem, depois de cinco anos de portas fechadas para obras. A partir de agora, os piracicabanos terão oportunidade de conferir a remodelação realizada pela prefeitura. Na reinauguração, os visitantes fizeram um tour pelas instalações.

A exposição Piracartum poderá ser conferida até 19 de setembro, de quarta a sábado, das 10h às 16h no hall do Teatro Municipal Dr. Losso Netto. A mostra é uma homenagem aos cartunistas de Piracicaba nos 45 anos do Salão Internacional de Humor e recupera momentos importantes de 32 autores, cujas histórias se entrelaçam às do Salão de Piracicaba. A entrada é gratuita.

A exposição, que relata a trajetória dos 40 anos do Teatro Municipal Dr. Losso Netto, contada através das páginas do Jornal de Piracicaba, também está aberta para visitação até 19 de setembro, das 10h às 12h, com entrada gratuita. Na mostra, o público poderá relembrar os feitos do diretor e proprietário do centenário Jornal de Piracicaba, que nomeia o teatro, e importante incentivador do desenvolvimento do município e a sua luta em defesa da qualidade de vida, da cultura e da modernização planejada.

Nos últimos cinco anos, foram feitas readequações no teatro como a instalação de rampas de acesso e sanitários adaptados para pessoas com deficiência e ostomizados, além de elevador para o fosso operístico para orquestras, operetas e óperas. Para atender às exigências do Corpo de Bombeiros, foram instaladas luzes de emergência, equipamentos de combate a incêndio e troca do carpete por antichamas. Também foram feitas melhorias na iluminação do hall de entrada com spots e luz de LED; na cozinha e instalação de elevador que liga o hall à Sala 1.

“Para Piracicaba é um privilégio poder contar com dois Teatros Municipais trabalhando a todo vapor em nome da arte e cultura do país. O Losso Netto é um dos patrimônios arquitetônicos e culturais mais significativos da cidade”, ressaltou a secretária municipal de Ação Cultural e Turismo, Rosângela Camolese.

A programação de reinauguração do teatro está repleta de atrações. Na próxima terça-feira (28), às 20h, a Orquestra Educacional de Piracicaba se apresenta gratuitamente com música erudita. Na quarta-feira (29), às 20h, é a vez do grupo musical Ternamente Eclético. Na quinta-feira (30), às 20h, será dia de comédia, com apresentação do espetáculo As Três Marias Em Busca Do Ponto G. A Adapi (Associação de Dança de Piracicaba) se apresenta na sexta-feira (31), às 20h. Os ingressos para os espetáculos devem ser retirados na bilheteria do Teatro, no dia do evento, com uma hora de antecedência.

No sábado (01/09), às 19h, e no domingo (02/09), às 18h, Antônio Fagundes, Mara Carvalho, Alexandra Martins, Ilana Kaplan, Fábio Espósito e Bruno Fagundes encenam a comédia Baixa Terapia. A debochada comédia com um final surpreendente apresenta três casais, um após o outro, que chegam para uma sessão de terapia.

O Teatro Municipal foi entregue ao povo piracicabano em 19 de agosto de 1978, com sistema de acústica e ar condicionado. Passou a se chamar Teatro Municipal Dr. Losso Netto, por decreto do ex-prefeito de Piracicaba, Adilson Maluf, em abril de 1985.

(Raquel Soares)