Temperaturas voltam a subir a partir de amanhã na região

Escuridão repentina causada por chuva na tarde do ontem chamou atenção dos piracicabanos. (Claudinho Coradini/JP)

As baixas temperaturas registradas desde ontem em Piracicaba e região devem permanecer até a noite de hoje. Com a chegada do fenômeno climático La Niña – que provoca menos chuvas e mais entradas de alta pressão – os serviços de previsão do tempo preveem uma baixa pressão até as 20h desta terça-feira.

Com o afastamento dessa baixa pressão, as temperaturas terão uma leve queda. “A gente tende – com o passar do tempo – a receber mais calor, a temperatura volta a se elevar e as chuvas ainda ficam escassas, isso devido ao efeito La Niña, que é o desaquecimento das águas equatoriais e, por isso, o final do inverno até o início da primavera promete ser um tempo mais seco”, explicou o graduando em gestão ambiental do CMP (Centro de Meteorologia Paulista), Rodrigo Possebon.

CHUVA ÁCIDA

O céu escuro e as nuvens carregadas durante grande parte desta segunda-feira chamou a atenção na cidade. De acordo com a meteorologista do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Ana Ávila, a mudança ocorreu por causa da nebulosidade, mudança de tempo e chegada de uma frente fria, somada aos ventos fortes, poluição do ar, falta de chuvas e partículas suspensas no ar.

Isso faz com a gente tenha essa característica de céu escuro mas na verdade são nuvens e chuva que ocorrem em algumas regiões”, afirmou. Segundo ela, essas características não estão associadas ao fenômeno da chuva ácida.

Quero ressaltar que não estamos falando de chuva ácida, é uma chuva normal, a chuva ácida não tem característica diferente de outra chuva e pode ocorrer em algumas regiões e não em outras, não tem como afirmar se é uma chuva com alguns componentes químicos, evidentemente tem mais partículas de poluição, suspensas, então não significa que a chuva seja ácida, não se trata disso”, enfatizou.

Beto Silva
[email protected]