• Todo dia é dia de sorvete!
  • Todo dia é dia de sorvete!
  • Todo dia é dia de sorvete!

Todo dia é dia de sorvete!

Amanhã (23) é comemorado o dia nacional do sorvete; Em Piracicaba, a Ispira Sorvetes garante qualidade e variedade. (foto: Amanda Vieira/JP)

Amanhã, 23 de setembro, é comemorado o Dia Nacional do Sorvete. A data – que também marca o equinócio de primavera no hemisfério sul – foi instituída em 2002 pela ABIS (Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes), com o intuito de celebrar o início das altas temperaturas no Brasil.

A iguaria surgiu na China há cerca de 4.000 anos. Na época, uma sobremesa era produzida à base de leite e arroz, e então congelada na neve. A receita ganhou prestígio entre a nobreza, que dispunha de recursos para a compra de leite e a manutenção do rudimentar sorvete em câmaras frigoríficas subterrâneas.

Foi apenas no ano de 1271 que o sorvete chegou à Europa, trazida à Itália por Marco Polo em uma de suas viagens à Ásia. Da Itália, a sobremesa só saiu no século 16, quando foi introduzida na corte francesa por Catarina de Médici. Em 1670, a primeira sorveteria do mundo foi aberta em Paris.

Séculos depois, o sorvete se tornou uma das receitas mais apreciadas em ‘terras tupiniquins’. Em 2018, segundo dados da ABIS, 1.103 milhões de litros da iguaria foram produzidos no país, superando os dois anos anteriores.

Em Piracicaba, a Ispira Sorvetes busca, há 11 anos, manter a tradição e qualidade na fabricação dos mais variados tipos da sobremesa. Seja no palito, em massa ou até mesmo no caso do açaí, a sorveteria tem como prioridade a fidelização dos clientes por meio da satisfação, sabor e preço dos produtos oferecidos.

“Não sirvo nada ‘meia boca’ só para ganhar dinheiro. O intuito é sempre servir o melhor possível”, afirma Flávio Franco, proprietário do local. “Não consigo vender algo que eu não acredite que seja bom”.

A Ispira tem esse nome por conta do formato do sorvete homônimo que é considerado o carro-chefe da empresa. Trata-se de uma espécie de picolé, mas produzido com a mesma receita do sorvete em massa, além de conter recheios especiais. Todos eles são produzidos com leite vindo diretamente da fazenda, o que garante sabor e cremosidade à receita.

As saborosas indicações do proprietário são o Ispira Milk Trufado (leite com recheio de chocolate), Morango Moreno (a fruta, também com recheio em chocolate), o de Limão Suíço e também o Uva ao Leite. É refrescante só de olhar!

A marca ainda inclui outras quatro linhas. Uma delas, a ‘Cream Color’, é formada por picolés premium, cobertos por casca de chocolate e com 30 opções de escolha. Nesse caso, Flávio indica o sabor de Cookies, que traz chocolate branco misturado a crocantes pedaços de biscoito.

Já a linha ‘Primavera’ conta também com picolés, estes fabricados com leite em pó. No caso dos açaís e sorvetes em massa, o destaque fica por conta dos sorvetes em potes de dois litros, que custam R$ 10,90 cada. A variedade de sabores, novamente, não passa em branco.

Por fim, para as crianças (ou mesmo para quem tem o famoso ‘paladar infantil’), Flávio indica os ‘Delicinhos’, sorvetes embalados para serem consumidos diretamente nos ‘saquinhos’. “O cliente, ao chegar na sorveteria, terá sempre uma novidade, tamanha a variedade e inovação que proporcionamos a cada temporada”, garante Flávio.

A Ispira Sorvetes fica na Rua Santa Catarina, 2266, no bairro Água Branca.

Mariana Requena
[email protected]