Trabalho da Semuttran é garantir mobilidade na cidade

Garantir o crescimento ordenado do trânsito em Piracicaba foi um dos motivos para a criação da Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte), em abril de 1993. Hoje com 25 anos de existência, a pasta ainda trabalha para garantir a mobilidade na cidade. Na época de sua criação, o município tinha pouco mais de 294 mil habitantes e uma frota de 107 mil veículos, média de um veículo para cada 2,7 pessoas. Hoje, a frota é de 307 mil veículos, média de um veículo para cada 1,4 pessoa e uma população próxima dos 400 mil habitantes.
 
Para Jorge Akira, atual responsável pela pasta e há 32 anos no setor de transportes de Piracicaba, a cidade precisou ir se adaptando ao longo do tempo às necessidades e demandas. “De lá para cá houve uma grande evolução, principalmente no transporte coletivo. Antes tínhamos uma associação de transportes, em uma gestão por compensação e tarifa cobrada por quilômetro rodado, ficha de papel e apenas o TCI (Terminal Central de Integração) e o TVS (Terminal Vila Sônia). Hoje temos seis terminais interligados, corredor preferencial em fase final de construção, uma parceria público-privada para gerir o transporte público, frota nova, 100% de ônibus acessível, câmeras e GPS, além do Centro de Controle Operacional.”
 
Com a modernização, foi possível controlar melhor o fluxo do trânsito. Segundo Akira, “pelo GPS sabemos onde os veículos estão, se a viagem demorou ou está dentro do horário programado. Além disso, um aplicativo para celulares e smartphones foi criado e disponibiliza todas as linhas e horários aos usuários, bem como a facilidade de saber qual o momento exato da chegada em cada ponto.”
 
São atribuições da pasta a criação de linhas de ônibus, troca de mão de direção de ruas e avenidas e criação de pontes e viadutos. “Recebemos o fluxo de veículos de 9 rodovias da região, sendo que estas, apenas duas ainda não são duplicadas, além de contar com um anel viário (contorno) para desviar o fluxo de caminhões pesados de dentro da cidade. Para conseguir dar conta disso tudo, é muito importante a parceria que temos com a Policia, Guarda Civil, Detran, entre outras”, afirmou Akira.
 
Na última semana, a Câmara homenageou, por iniciativa do vereador Pedro Kawai (PSDB), os oito secretários da Semuttran: João Chaddad, Toshio Icizuca, Dorival José Maistro, Eduardo Gianetti, Mário Miotto, Paulo Prates e Jenival Dias Sampaio e o atual titular, Jorge Akira Kobayashi.