Tradicional Bloco da Ema tem ensaios aos domingos

Mariana Requena
mariana.requena@jpjornal.com.br

 

Os ensaios para o Carnaval do Bloco da Ema e os preparativos para a festa estão a todo o vapor. Os ensaios acontecem aos domingos, das 15h às 19h, na sede do bloco. O desfile do Bloco da Ema acontece na terça-feira de carnaval (5), com concentração às 14h e saída às 15h. O bloco é aberto e todos os interessados podem participar, fantasiados ou não.

O tema do desfile deste ano, do bloco que é um dos mais tradicionais de Piracicaba, é “Emaporu”, em homenagem à obra “Abaporu”, de Tarsila do Amaral, e o movimento antropofágico. A figura da Ema que dá nome ao bloco, porém, continua em destaque na avenida.

Além do desfile, que é o carro-chefe das tradições do Bloco da Ema, outras atividades estão programadas para o período festivo, como a oficina de elaboração de máscaras, que acontece no sábado (9), às 14h, a prévia do bloco, denominada Show da Ema, no dia 16 e, após o desfile, a exposição das fotos do evento, que estão disponíveis de 29 a 18 de abril, na sede da Ema.

HISTÓRIA

O Bloco da Ema foi idealizado há 13 anos em Piracicaba pelo artista visual pernambucano Tony Azevedo, com o objetivo de incorporar aos piracicabanos a cultura carnavalesca nordestina, além de dar fôlego ao carnaval de rua do interior.

Com o passar dos anos, o bloco passou a ser tradicional de Piracicaba, atraindo moradores e turistas, embalados pelo frevo, maracatu e o samba de lenço. Bonecos gigantes foram incorporados à festa para homenagear figuras históricas importantes na cidade. Além do Carnaval, durante o ano todo o Bloco da Ema realiza atividades artísticas em parceria com entidades culturais e com a prefeitura da cidade.

Para Tony Azevedo, o bloco é importante para o cenário cultural piracicabano. “A importância se dá pelo resgate dos carnavais tradicionais,  com uma roupagem contemporânea, mas sem o apelo comercial e sensual”, afirma. “Pela valorização da cultura popular brasileira, principalmente da cultura afro, além do aquecimento do comércio e do turismo na cidade”.

SERVIÇO

Atividades carnaval Bloco da Ema. Aos finais de semana, na sede do bloco – Rua Moraes Barros, nº 176 – Centro, Piracicaba. Para mais informações ou para adquirir a camiseta do bloco: (19) 3422-6396 ou (19) 9 9393-2744.