Transparência Internacional faz campanha contra a corrupção

campanha Nicole Verillo ministrará palestra na quarta-feira. (Foto: Divulgação)

Para sensibilizar a sociedade civil na luta contra a corrupção e no debate eleitoral deste ano, o grupo Transparência Internacional traz a Piracicaba evento da campanha “Unidos Contra a Corrupção”, na próxima terça-feira (4). A atividade terá três palestras seguidas de debates que serão mediados pela jornalista Natuza Nery, comentarista de política da GloboNews e Rádio CBN, e contará com apoio da Justiça Eleitoral da Comarca da cidade e do Observatório Cidadão de Piracicaba.

O evento é gratuito, com entrada limitada, e acontecerá no auditório da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), a partir das 18h30. De acordo com a organização do evento, na data “será apresentado o maior pacote anticorrupção do mundo, por meio da campanha ‘Unidos Contra a Corrupção’ que estimula a participação da sociedade na luta contra a corrupção e que as propostas sejam defendidas por candidatas e candidatos ao Congresso”, informou a entidade.

O painel contará com as palestras de Nicole Verillo, coordenadora do Caiac (Centro de Apoio e Incidência Anticorrupção) da Transparência Internacional no Brasil, que falará sobre a campanha contra a corrupção; Pedro Paulo Ferronato, juiz da 244ª Zona Eleitoral de Piracicaba, que abordará o tema “Pelo Voto Consciente” e Renato Morgado, representante da Imaflora e membro Observatório Cidadão, com o tema “O Olhar da Sociedade Civil”. Entre um painel e outro, a jornalista Natuza Nery vai mediar o debate com o público.

“Hoje, parte da sociedade acha que a solução para a corrupção deve vir pelo autoritarismo, mas todos sabemos que não é bem assim. Precisamos melhorar a transparência pública em todos os poderes, criar leis mais eficazes e aprimorar o funcionamento dos órgãos de controle, por exemplo. É isso que esta ação nacional está fazendo. É importante que a população aproveite o período eleitoral para discutir e avaliar as propostas dos seus candidatos e se as propostas deles são concretas o suficiente para o combate a corrupção, bem como cobrar estas ações após as eleições”,afirmou Renato Morgado, da Imaflora.

Na quarta-feira (5), às 14h, Nicole Verillo ministrará a palestra ‘Os Desafios para o Combate à Corrupção no Brasil” e “As Novas Medidas Contra a Corrupção” em atividade organizada pela Escola do Legislativo da Câmara. A participação é gratuita, porém pede-se a doação de um litro de leite que será doado posteriormente.

(Felipe Poleti)