Unidade de ensino opta por educação bilíngue a partir de 2020

Proposta educacional segue os princípios do desenvolvimento do aluno nas várias potencialidades. (Foto: Gabriel Albertini)

Uma proposta que atenda à formação da consciência social e visão histórico-crítica da sociedade que desenvolva a consciência dos direitos e deveres dos cidadãos; à preservação do meio ambiente, o respeito ao outro, autonomia e responsabilidade e a implementação de uma prática pedagógica que visa à aprendizagem voltada para o desenvolvimento das habilidades e competências nas diversas áreas do conhecimento; construção de autonomia intelectual, valores éticos, morais e respeito mútuo para a vida.

Diante da Proposta Educacional, e completando 21 anos no ramo da educação, o Colégio Atlântico a partir de 2020, implanta o Programa Bilíngue em parceria com a editora britânica Cambridge University Press fundada há mais de 400 anos, sendo esta a editora mais antiga do mundo.

O programa bilíngue que inicialmente será da Educação Infantil ao Ensino Fundamental I (do 1º ao 5º anos) chega com um currículo integrado e contextualizado, onde o aluno aprenda de uma forma plena e apropriada para sua idade, com eficiência em uma segunda língua, contando com uma equipe de professores fluentes em inglês e especializados em cada faixa etária.

A partir do programa e do material adotado com a Cambridge University Press, instituição britânica líder no ensino da língua inglesa em todos os continentes, o idioma será trabalhado como conteúdo curricular integrado às disciplinas regulares, desta forma, mesmo que a criança ainda não saiba as palavras exatas em inglês, ela consegue compreender a língua inglesa pelo contexto do conteúdo. 

Já a educação em tempo integral pressupõe a aprendizagem de conteúdos procedimentais e atitudinais com ênfase em conceitos e componentes aplicados aos alunos desse período, atendendo às necessidades da família no mundo contemporâneo com a proposta de promover o desenvolvimento curricular dos alunos, considerando um número maior de horas e com espaços com atividades práticas diferenciadas como artes aplicadas, jogos cooperativos, culinária e nutrição, musicalização, expressão corporal e ritímica, teatro, lazer e tecnologia.

O currículo do colégio tem um caráter interativo, questionador, dinâmico e sobretudo reflexivo, relacionado à vida do aluno. Os conteúdos que fazem parte desse currículo contemplam também a vivência, reflexão sobre os fatos e circunstâncias atuais, trocas de experiências, em que o fazer pedagógico é o diferencial para que todo o processo de aprendizagem ocorra de forma eficaz.

Ana Carolina Leal

Especial para o Jornal de Piracicaba