Unimed e Via Ágil lançam ônibus para campanha de prevenção ao câncer

Lançamento da campanha de 2019 aconteceu na tarde desta sexta-feira (11). (Crédito: Amanda Vieira/JP)

Para alertar a população sobre a importância da prevenção ao câncer, especialmente ao de mama e próstata, a Unimed Piracicaba em parceria com a Via Ágil lançaram na sexta-feira (11), um ônibus 100% adesivado alusivo ao “Outubro Rosa e Novembro Azul”. A novidade para este ano é a volta dos personagens “Dona Rosa” e “Seu Bigode”, que estamparão os ônibus com mensagens orientativas aos piracicabanos sobre o diagnostico precoce.

Além do ônibus, a cooperativa médica preparou para os próximos dois meses uma série de atividades como palestras e ações educativas voltadas à prevenção.

O presidente da Unimed, Carlos Jouseff, contou que a parceria com a Via Ágil é benéfica, pois faz mulheres e homens tomarem ciência que o câncer é uma doença séria, porém, se for diagnosticada precocemente as chances de cura são altas.

Depois que começamos o projeto, muitos pacientes entenderam que é necessário fazer um diagnostico todo ano para se prevenir. Quando a informação está por toda cidade, as pessoas se mobilizam e procuram um médico”, contou ele ao lembrar que o ônibus circulará nos próximos dois meses nas principais avenidas de Piracicaba.

O secretário de Saúde, Pedro Mello, elogiou a iniciativa e explicou que ações como essa vem para somar o trabalho realizado pelos setores públicos e privados. O resultado destas ações integradas é a redução dos óbitos causados pela doença. “Anualmente, Piracicaba registra uma média de 250 casos de câncer de mama e próstata, onde o índice de mortalidade é de apenas 13% deste total de diagnósticos. Nos próximos meses, com o veículo nas ruas, a comunicação vai estender e esperamos que todos se mobilizem e façam o diagnóstico precoce”, declarou.

O coordenador de comunicação e marketing da Via Ágil, Fernando Galvão, explicou como será o itinerário dos ônibus. “A cada semana vamos colocar em um corredor diferente, ou seja, linhas que percorrem as grandes avenidas da cidade no sentindo bairro e centro. É assim que vamos ajudar a levar essa informação tão importante pelos quatro cantos de Piracicaba”, concluiu, Galvão.

Marcelo Uliana

[email protected]