Unimed promoveu 1º Simpósio Saúde do Homem

saúde Palestras de especialistas abordaram aspectos da saúde masculina. ( Foto: Arquivo/JP)

Fechando o mês de conscientização sobre a prevenção ao câncer de próstata, a Unimed Piracicaba realizou ontem (29), o Dia Azul, com o 1º Simpósio Saúde do Homem e Qualidade de Vida. O evento gratuito, voltado a profissionais da saúde e comunidade, ocorreu na Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba). O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os brasileiros, atrás do câncer de pele não-melanoma.

Para o médico Carlos Joussef, presidente da Unimed Piracicaba, a preocupação das mulheres relação à saúde acabou influenciando os homens que, atualmente, também recorrem mais à medicina, não somente para diagnósticos de doenças, mas também para prevenção. “O homem sempre foi mais arredio que a mulher, mas agora descobriu que pode ter uma vida mais longa, se prevenindo de doenças”, disse Joussef.

Foram abordados os temas: Relação do Hipogonadismo com o Câncer de Próstata e Reposição Hormonal, ministrada pelo urologista Fábio Wanatabe; Redução da Testosterona e os Efeitos Cardiovasculares, com o cardiologista Luiz Carlos Siqueira; Síndrome Metabólica na Saúde do Homem, com a médica especialista em endocrinologia e metabologia, Rachel Francechi; e Saúde do Homem e Prevenção do Câncer de Próstata, com o cirurgião geral e urologista, Sidney Glina. “As palestras são relacionadas a todos os aspectos da saúde do homem, sexuais, prevenção de doenças, obesidade.”

(Eliana Teixeira)