Unimed realiza sua 1ª cirurgia cardíaca

Roberto de Campos, Rafael Tineli, Antônio Amauri Groppo, Thaís Machado e Carlos Joussef

Pulsando ainda mais forte desde março com a implantação da Unidade do Coração, o Hospital Unimed Piracicaba realizou, na semana passada, a primeira cirurgia de revascularização do miocárdio em um paciente de 78 anos, portador de doença coronariana obstrutiva. O procedimento completa a linha de cuidado cardiológico planejada pela diretoria da instituição médica.

Também conhecida como ponte de safena, a cirurgia cardíaca é um procedimento que utiliza um segmento de artéria ou veia para desviar sangue da aorta para as artérias coronárias. A maioria
desses procedimentos é feita com circulação extracorpórea, ou seja, com auxílio de equipamento que substitui as funções do coração e do pulmão durante a cirurgia. Em alguns casos, é realizado com o coração do paciente batendo e o pulmão funcionando normalmente.

Na ocasião, o procedimento foi realizado pelos cirurgiões cardíacos Antônio Amauri Groppo e Rafael Angelo Tineli, além dos anestesistas Thaís Machado e Itamar Curti, instrumentadores, circulantes, enfermeiros, perfusionista e outros profissionais.

Segundo Groppo, o método utilizado foi o convencional por se tratar de uma doença multiarterial complexa, oportuno para o paciente pela gravidade das lesões. Optou-se por mantê-lo internado pelo risco de vida elevado e submetido ao tratamento cirúrgico subsequente em caráter de urgência. O procedimento durou aproximadamente três horas. “A técnicaselecionada reduz riscos de
infecção, distúrbios de coagulação sanguínea, disfunção renal e/ou hepática”, salientou o cardiologista.

O paciente, internado no Hospital Unimed Piracicaba, desconhecia o problema até passar pela Unidade do Coração do Hospital Unimed Piracicaba, quando foi diagnosticado com SCA (Síndrome Coronariana Aguda) e transferido para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Cardiológica. Na sequência, passou por cateterismo cardíaco no Laboratório de Hemodinâmica, que identificou lesões obstrutivas graves com necessidade de intervenção cirúrgica.

UNIDADE DO CORAÇÃO
Inaugurada o mês passado, a Unidade do Coração da Unimed Piracicaba apresenta um novo conceito de serviço, com Pronto Atendimento Cardiológico, UTI Cardiológica, Laboratório de Hemodinâmica, Angiotomografia de Coronárias e Cirurgia Cardíaca, além de equipamentos de ponta e logística interligada, que otimiza e melhora a qualidade do atendimento.
O projeto teve o investimento de R$ 3,7 milhões.

O espaço marca uma nova etapa da Cooperativa. “Hoje, com a realização da primeira cirurgia cardíaca, completamos a linha de cuidado da cardiologia que planejamos. Participar desse momento é
algo que orgulha uma diretoria que prima pelo beneficiário e os melhores serviços assistenciais. Esse sempre será nosso objetivo”, disse Carlos Joussef, presidente da Cooperativa.

(Da Redação)