Unimep sedia exposição De Sol a Sol

unimep Fotografias promovem reflexão sobre saga dos trabalhadores rurais. (Foto: Amanda Vieira/Reprodução)

Começa hoje e vai até 19 de setembro, no hall do prédio administrativo da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), do campus Taquaral, a exposição De Sol a Sol – Um dia na vida de um rurícola de Selma Vicencio, sobre um dia na vida de rurícola (bóia-fria) no campo. O escopo documental-fotográfico visa desvendar o rosto escondido por trás dos lenços e máscaras de proteção em 30 fotografias.

A exposição sugere reflexão sobre a saga dos trabalhadores anônimos que dedicam suas vidas na lavoura da cana de açúcar. “Busquei retratar através das fotografias os detalhes de como essas pessoas trabalham, o esforço físico, e, que mesmo nas dificuldades eles trabalham sorrindo, cantando e gratos por terem um emprego”, explicou Selma.
“Quando passamos pelos canaviais nas estradas não paramos para pensar como é a vida das pessoas que ali trabalham, não prestamos atenção nesses detalhes. Eu sai de madrugada junto com eles para o campo, queria ter a sensação de sair muito cedo de casa, e ver o dia clarear com eles, para poder acompanhar cada etapa da jornada de trabalho e assim, retratar com veracidade a rotina dessas pessoas”, revelou Selma.

SERVIÇO – Exposição De Sol a Sol – Um dia na vida de um rurícola” de Selma Vicencio, no hall do prédio administrativo da Unimep Taquaral (Rodovia do Açúcar, km 156, Taquaral). Visitação de 28 de agosto a 19 de setembro. Entrada Gratuita. Informações: (19) 3124-1666.

(Raquel Soares)