Vacinação de idosos abre campanha

Cerca de 45 idosos e profissionais da área de saúde do setor público e privado foram imunizados no lançamento da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, realizado no Lar Betel, na tarde de ontem. A abertura foi promovida pela Secretaria Municipal da Saúde de Piracicaba. A vacinação foi efetuada por equipes da VE (Vigilância Epidemiológica).
 
A coordenadora de enfermagem da atenção básica, Tatiana Bonini, destaca a importância dos idosos receberem essa vacina. “As pessoas que receberem a vacina terão menos chances de contrair a gripe, além de aumentar a resistência contra principalmente a influenza B, que tem vários outros vírus associados a ela”, disse Tatiana.
 
A enfermeira responsável pelo Lar Betel, Michele Previdi, 31, ressalta que os idosos precisam vacinar-se para evitar infecções e longos períodos de internação, além de custos com medicamentos.
 
Moradora do Lar Betel, Maria Palmira, 84, toma a vacina todo ano e afirma que é muito bom prevenir-se. “Não tem efeito nenhum, não dói nada e ainda faz bem à saúde”, ressaltou a idosa.
 
Presente ao evento, o secretário de Saúde Pedro Melo alertou que a maneira mais eficaz de prevenção à gripe é a vacinação. E ainda sugeriu medidas preventivas como lavar as mãos, usar álcool em gel e não frequentar ambientes fechados.
 
 
INDICAÇÕES— A vacina é a principal prevenção contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B.Os públicos alvo são: pessoas acima de 60 anos, crianças de seis meses até 5 anos, grávidas, puérperas, indígenas, obesos, trabalhadores da Saúde e professores (da rede pública e privada), adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, detentos e funcionários do sistema prisional e portadores de doenças crônicas não transmissíveis.A vacina é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática em doses anteriores ou qualquer outro componente da vacina. A Secretaria de saúde espera vacinar entre 86 e 90 mil pessoas. 
 
 
CAMPANHA— O período de vacinação vai de 23 de abril a 01 de junho, de segunda a sexta-feira. Foram disponibilizados 71 postos para vacinação, entre eles todas as unidades do PSF (Programa da Saúde da Família), das 08h às 16h, as UBS (Unidades Básicas de Saúde) e os CRABS (Centro de Referência da Atenção Básica) das 08h às 15h.
 
 
GRIPE— A gripe pode ser contraída por gotículas respiratórias no ar (tosse ou espirro), por contato com a pele (apertos de mão ou abraços), por saliva ou toque em superfície contaminada.