Vamos de churrasco?

Final de semana pede um bom churrasco, mas é de conhecimento geral que, igual à carne da churrascaria, não dá para fazer em casa. Parece mágica ou algum poder especial, mas as carnes do restaurante têm sabor e suculência difícil de repetir.

De acordo com Leandro Velozo, proprietário da Apreciate Churrascaria e Eventos, um dos mais importantes segredos para um churrasco perfeito é o carvão. “Graças a Deus que ninguém consegue reproduzir o churrasco da churrascaria em casa, e espero que nunca consiga”, diz ele entre risos. “O tamanho da churrasqueira influencia muito, bem como o carvão vegetal que é utilizado. O churrasco no carvão não tem pra ninguém. Existem churrasqueiras a gás e elétricas, mas nenhuma delas substitui o bom e velho carvão”.

Costela

Outro ponto indispensável é a experiência do churrasqueiro, já que as mãos habilidosas do profissional é que vão dar sabor e suculência à peça de carne. “Churrasco não se trata simplesmente de pegar uma picanha e assar. É necessário saber cortar a carne, além de separar as várias preferências dos clientes em uma mesma peça: com gordura ou sem, bem passada, mal passada ou ao ponto”, explica Leandro.

Picanha com muçarela

A Apreciate é um dos restaurantes do grupo Café Real e, para o proprietário, os funcionários são prioridades, já que o bem-estar deles significa a satisfação no atendimento ao cliente. Nelson, o churrasqueiro, já faz parte da equipe da casa desde a abertura, há cinco anos, mas trabalha no grupo há ainda mais.

Picanha

A gentileza e generosidade é realmente regra no lugar, já que até alguns moradores de rua, que esporadicamente passam pela calçada, são conhecidos pelo nome e recebem o cuidado de ganhar um cafezinho da gerência, como pôde ser conferido no dia da visita da Arraso + ao restaurante.

Bolinha de queijo muçarela

Agora, falando em carne, como resistir a uma picanha que até brilha, de tão bem assada, recheada com muita muçarela? É a combinação perfeita para os adoradores de um típico churrasco brasileiro. Dá para escolher também a versão mais simples, sem queijo e temperada apenas com sal grosso. Churrasco sem picanha não é churrasco, né?

Alcatra

Tem também aquela costela de dar água na boca. Extremamente suculenta e saborosa, a costela da Apreciate é um destaque da churrasqueira, ao lado de outras carnes também deliciosas, como a alcatra e os corações de frango.

Agora, estrela mesmo é o queijo muçarela bolinha, tostadinho por fora e macio por dentro: ir-re-sis-tí-vel. Como é difícil assar o queijinho em casa sem que ele derreta e fique todo deformado, Leandro libera a dica do profissional. “O segredo é a brasa do carvão estar totalmente quente. Se o queijo for assado em uma temperatura inferior à necessária, ele derrete e eu não conseguiria vender aqui”.

A Apreciate Churrascaria fica na rua Prudente de Moraes, nº 767, no Centro de Piracicaba. O telefone para contato é o (19) 3422-2636.

Mariana Requena

(Fotos: Amanda Vieira/JP)