Vereador quer bueiros inteligentes contra enchentes

alagamento Cidade tem várias regiões sujeitas a alagamento. ( Foto: Claudio Corradini/ Arquivo JP)

Projeto de lei de autoria do vereador Ary Pedroso Júnior (SD) prevê a instalação de “bueiros inteligentes” como forma de evitar enchentes em Piracicaba. A proposta do parlamentar prevê que as obras e serviços públicos para instalação e manutenção de bueiros e galerias de águas pluviais, seja por execução direta ou indireta, devem priorizar a instalação dos equipamentos para retenção de material sólido. De acordo com a matéria, bueiro inteligente é uma caixa coletora com tela metálica de malha fina trançada, que retém o material arrastado pela enxurrada até as bocas de lobo.

Na justificativa do projeto, Pedroso observa que as várias enchentes e pontos de alagamentos ocorrem por causa do acúmulo de resíduos nas bocas de lobo, o que poderia ser evitado com a instalação dos bueiros com tela metálica em malha fina, que também dificulta a passagem de ratos, baratas e animais peçonhentos. “O objetivo do projeto é preservar nossa cidade, nosso rio e o meio ambiente, bem como os bens de moradores que têm suas residências invadidas pelas águas das enchentes”, destacou o parlamentar.
O secretário executivo da Defesa Civil de Piracicaba, Odair Mello, disse que o projeto é interessante porém, vai exigir equipes para atuar na limpeza das vias após as chuvas.

PREVENÇÃO — De acordo com as informações da assessoria de imprensa da Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente) a prefeitura possui, desde 2009, o Comitê Municipal de Combate à Enchente, formado pelas secretarias municipais de Defesa do Meio Ambiente, de Obras, Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) e Guarda Civil, que realiza orientações em casos de enchentes nos rios Piracicaba e Corumbataí. Em 2017, a Prefeitura instalou 30 placas de sinalização de alagamento em pontos críticos da região central, com os dizeres Evite Estacionar.

(Beto Silva)