Videos mostram inclusão de pessoas com deficiência

inclusão Chamado de #PiraInclusiva, projeto da Câmara terá 5 episódios. (Fotos: Thaís Passos)
inclusão
Alice Yasmin está na entidade desde os 7 meses de idade.

Quem escreveu o provérbio ‘O que os olhos não veem, o coração não sente’ precisava conhecer de perto o dia a dia dos alunos da Avistar (Associação de Atendimento a Pessoas com Deficiência Visual de Piracicaba). Quem visita a entidade percebe nos primeiros minutos os sentimentos que estão presentes em todas as atividades, como o afeto, a emoção e a alegria.

Buscando levar esse significado adiante e divulgar as boas iniciativas inclusivas presentes na cidade, o Departamento de Comunicação da Câmara, em parceria com o gabinete do vereador André Bandeira (PSDB), produziu uma série de cinco vídeos que serão exibidos nesta semana por ocasião do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado nesta segunda-feira (3). A ação integra o Fórum Municipal Permanente da Pessoa com Deficiência. “Temos temas diversos e relevantes na atuação dos vereadores que são importantes de serem trabalhados em outras linguagens que não apenas a cobertura jornalística. Os mini-documentários são uma destas formas que contribuem para a levar à população estes conteúdos”, afirma a diretora do departamento, Valéria Rodrigues.

O primeiro vídeo terá como tema os deficientes visuais, com entrevistas com os alunos da Avistar Lucas Camargo, Armelinda Suveges e Carla Andressa Neves e a coordenadora da entidade, Andrea Cancelieri. Localizada na avenida Antonia Pazinato Sturion, no Morumbi, a Avistar presta serviços a pessoas com deficiência visual há 13 anos.

Promover a integração desses indivíduos na sociedade é um dos objetivos da entidade, que oferece aulas de informática, educação física, karatê, costura, uso da bengala e Libras, entre outras. Lucas diz gostar muito das aulas de violão, que faz em parceria com seus amigos e a professora voluntária Luana Paula Carvalho Silva. Por causa do interesse pela arte, o jovem começou a escrever letras de música e algumas poesias.

PRODUÇÃO – A série #PiraInclusiva já exibiu ontem episódios sobre deficientes físicos; hoje será a vez de mostra deficientes intelectuais. amanhã será exibido vídeo com deficientes auditivos e, na sexta-feira (7), para encerrar, terá vídeo sobre os avanços e os desafios em acessibilidade na opinião de entrevistados e a atuação da Câmara de Vereadores sobre o tema.

Com um total de 25 entrevistas, o projeto foi produzido e idealizado pelos estagiários de jornalismo Débora Bontorim, Lucas Lima, Fernanda Rizzi e Thaís Passos e teve gravações e edição de Thales Charbel, estagiário de cinema e audiovisual, com o apoio do cinegrafista da Casa, Gustavo Annunciato, e da estagiária de vídeo Nathalia Zambrim, da TV Câmara, e é divulgado nas redes sociais da Câmara.

Os vídeos tiveram o apoio das entidades Avistar, AAPP (Associação dos Amigos e Paradesportistas de Piracicaba), Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e Apaspi (Associação de Pais e Amigos de Surdos de Piracicaba) e contam com a tradução em Libras.

(Da Redação)