Vinda do Urso-de-Óculos gera mal-estar entre prefeituras

Executivo de Sorocaba esclareceu que urso veio para o zoo de Piracicaba em agosto do ano passado. (foto: Amanda Vieira/JP)

A Prefeitura de Sorocaba enviou ontem uma nota à redação solicitando a retificação da informação, assim como a data, da transferência do Urso-de-Óculos para o zoológico de Piracicaba. Nesta semana, a prefeitura de Piracicaba anunciou a chegada de Juco, um urso de quatro anos vindo de Sorocaba. Nesta semana, a reportagem do Jornal de Piracicaba esteve no zoológico e constatou a presença do animal no setor de quarentena – local destinado a animais que estão em fase de adaptação. Na ocasião, o diretor do zoo, o veterinário Thiago Vilalta informou que o recinto que vai abrigar urso está em fase de conclusão e não há previsão para sua liberação, uma vez que depende do processo licitatório aberto na semana passada pela prefeitura.

De acordo com a Sema (Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins) de Sorocaba, a transferência do Urso-de-Óculos ocorreu no dia 16 de agosto de 2018, do Zoológico Municipal de Sorocaba para o Zoológico Municipal de Piracicaba. Segundo a secretaria, a transferência do urso foi realizada para “pareação”, ou seja, para formação de casal e contribuição para perpetuação da espécie. “Também informa que a transferência não se deve à rejeição por parte do pai, como se divulgou por determinados veículos de comunicação”.

A Sema, conclui informando que foram cumpridas todas as exigências preconizadas na legislação ambiental e com autorização de transporte do animal pelo Gefau (Sistema Integrado de Gestão Ambiental da Fauna) de São Paulo.

OUTRO LADO

A prefeitura de Piracicaba foi procurada e confirmou, por meio da assessoria e imprensa, que o animal chegou ao zoo no dia 16 de agosto do ano passado. Segundo a nota, Juco ficou em quarentena e foi para um recinto reformado para ele. “Mas devido a força que adquiriu com a maturidade a diretoria do zoo juntamente com as técnicas resolveram que ele voltasse para a quarentena com o objetivo de reforçar a cobertura superior do recinto e assim a sua segurança quanto dos visitantes seriam preservadas”, informou.

Beto Silva
[email protected]