Vira Lata Vira Vida ganha 4t de ração para cães

pet SPPA também recebeu R$1 mil em produtos de higiene. (Foto: Claudinho Coradini/JP )

A 5ª edição do Encontro de Berneses de Piracicaba, resultou na doação de quatro toneladas e duzentos quilos de ração da marca Nestlé/Purina à ONG (Organização Não-Governamental) Vira Lata, Vira Vida, além de R$ 1 mil em produtos da linha de higiene e estética da marca Sweet Friend, que serão revertidos para a ONG SPPA (Sociedade Piracicaba de Proteção aos Animais). As marcas patrocinaram o evento, criado pelo empresário Ricardo Cançado, diretor da Rede Drogal e criador de cães da raça Bernese.

Segundo a conselheira da Vira Lata, Vira Vida, Cecília Pizzinato, a quantia de ração arrecadada será suficiente para alimentar, durante três meses, os 200 cães idosos que mantém no abrigo. “Os animais do Centro de Zoonoses que não têm chances de adoção, são levados para o nosso abrigo, cujos cães têm idade superior a oito anos. A adoção de um cão adulto é muito mais difícil. De idosos, é mais difícil ainda. Alguns deles são sequelados e têm doenças crônicas. Com esse alimento recebido, podemos proporcionar conforto e qualidade de vida aos animais na fase mais complicada deles”, disse.

Cançado explica que a realização do evento permite a ele unir o hobby à ação filantrópica “A realização do evento é um prazer que me permite ajudar os animais abandonados, por meio das ONGs” explica. Além do caráter social, o evento tem o objetivo de promover a interação dos proprietários da raça Berneses. “Trouxemos 55 cães da raça, vindo de 15 diferentes cidades do Estado. Os proprietários se conhecem e trocam informações e experiências sobre as características desses cães”.

Além do encontro, Cançado usa os berneses, raça que descreve como “extremamente dócil, inteligente e muito companheira”, para o projeto Cãopanheiro, que consiste em visitas acompanhadas dos animais a hospitais e lares de idosos.

A entrega do produtos contou com a presença do coordenador de distribuição para o Interior de São Paulo da Nestlé/Purina, Eder Queiroz, e de Eli Sobral, supervisora de vendas para Piracicaba e região. “Participarmos desde a primeira edição fornecendo a mesma quantidade de ração. O fato de poder ajudar instituições sérias como, sabendo que o Ricardo [Cançado] tem um coração gigante para a causa, é o primordial”, disse Queiroz.

O representante do Sweet Friend no evento, Daniel Colaneri, disse que esperar que a doação dos produtos da marca sejam revertidos em bem-estar e contribuam para ajudar que os animais mantidos pela SPPA sejam adotados. A SPPA foi representada por seu presidente Luiz Américo Chitolina.

(Rodrigo Guadagnim)