Vivência Franciscana tem minitemporada no Garapa

são francisco Ator João Scarpa interpreta passagens da vida de São Francisco de Assis.

 

Ator João Scarpa interpreta passagens da vida de São Francisco de Assis. (Divulgação)

Começa hoje, às 20h, no Ponto de Cultura Arte Garapa, minitemporada de apresentações do espetáculo Vivência Franciscana, de João Scarpa. A peça, que estreou no começo desse mês e será encenada amanhã e domingo também, no mesmo horário, trata de diversas passagens da vida de São Francisco de Assis, como o primeiro chamado de Deus, o processo de reconstrução da igreja e o contato com os pobres, enfermos e necessitados. A direção é de Viviane Palandi. Scarpa colaborou no processo de produção e é o único ator em cena. O limite de público nas sessões é de 40 pessoas por noite.

“O espetáculo foi concebido para lugares diferenciados por causa do seu formato de arena. Não consigo apresentá-lo em um palco italiano, por exemplo, porque o palco fica distante da plateia”, explicou Scarpa.

Segundo o ator, a apresentação consiste em um olhar intimista dele mesmo em relação aos elementos biográficos da história de vida de São Francisco, tratando da tolerância, respeito e concórdia entre os seres, com ênfase na paz e no amor. “Quando fui produzir a peça, pesquisei os feitos do Francisco Homem e do Francisco Santo. Isso me trouxe um amadurecimento pessoal e espiritual muito grande. Essa peça chama Vivência Franciscana por conta da vivência que tive durante todo meu processo de pesquisa também”, falou.

MAIS — Na próxima semana, o espetáculo será levado para Conchas, terra natal de Scarpa. Ele disse que esta é a primeira vez na carreira de 26 anos que se apresenta na cidade onde nasceu com uma peça solo. Na sequência, ele participará da Mostra de Solos de Amparo e ainda leva Vivência Franciscana para Limeira, Americana e Rio Claro. Em outubro, comentou que pretende visitar vários espaços de Piracicaba com a montagem, em comemoração do Dia de São Francisco. “A intenção é manter o ideal de performar em espaços alternativos. Vivência Franciscana é um convite para vivenciar uma experiência poética”, afirmou.

SERVIÇO — Minitemporada de apresentações do espetáculo Vivência Franciscana, de João Scarpa. Hoje, amanhã e domingo, às 20h, no Ponto de Cultura Arte Garapa (rua Dom Pedro II, 1313, Centro). Entrada: R$30 (inteira) ou R$15 (meia). Classificação: 16 anos. Informações: (19) 98128-7378.

 

(Leonardo Benedito)