Vola às aulas: vans escolares devem passar por vistorias a partir de segunda-feira (20), em Piracicaba

O prazo se encerra em 31 de janeiro; motoristas que não fizerem estão sujeitos a penalidades. (Crédito: Claudinho Coradini/JP)


Com 230 veículos escolares cadastrados no município, a Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes) inicia amanhã (20) a vistoria das vans escolares, tendo em vista o início do período letivo. O prazo se encerra no dia 31 de janeiro.

A inspeção é feita todo início de semestre e é obrigatória para que os condutores possam trabalhar legalizados perante o município.

As vistorias serão realizadas em conjunto com a Semutran e o Detran, na rua Juceli Aparecida Sacaro, 313, bairro Jardim Califórnia. O valor é de R$ 98,02 (taxa municipal) e R$ 151,86 (taxa do Detran). A taxa do município deve ser paga em bancos e lotéricas e a retirada da guia deve ser feita na Prefeitura, no térreo 1, no setor de Tributos Diversos. A do Estado, no próprio Detran.

São conferidos itens de segurança, conforto e aparência, além da parte interna do veículo, como sistema de direção, freio, cintos de segurança individuais, tacógrafo, limpadores de pára-brisa, saídas de emergência e extintor de incêndio.

Os condutores que não se apresentarem com seus respectivos veículos no prazo estabelecido estarão sujeitos às penalidades previstas por lei, como multa e apreensão do veículo.

No ato da vistoria, devem ser apresentados o documento original do veículo, taxa de vistoria (original) e atestado de revisão do freio expedido por empresa especializada (original).

De acordo com o secretário Jorge Akira, o controle feito pela Semuttran é a principal garantia dos pais, pois é a certeza de que o condutor e o veículo estão regulares e cumprem as normas de segurança para prestação do serviço.

Os pais ou responsáveis pelas crianças que utilizam o serviço de vans escolares podem conseguir informações sobre o cadastro do veículo (Licença para Trafegar) e a habilitação do motorista (Certificado Cadastral do Condutor) no Departamento de Vistorias Especiais da Semuttran, que fica na avenida São Paulo, 1.375, na Paulicéia. O atendimento é das 8h30 às 16h30, de segunda à sexta-feira, pelo telefone (19) 3435-9499.

Da Redação