XV conhece grupo na 50ª Copa São Paulo de Futebol Júnior

futebol Alvinegro enfrentará o Palmeiras, Capivariano e Galvez-AC na primeira fase, em grupo com sede em Capivari. (Foto: Arquivo/XV de Piracicaba)

A FPF (Federação Paulista de Futebol) divulgou nesta quinta-feira (22) as chaves da 50ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior. O XV de Piracicaba está no Grupo 13, com sede na cidade de Capivari (Estádio Municipal Carlos Colnaghi). Na primeira fase, o Alvinegro vai enfrentar Capivariano, Galvez-AC e Palmeiras. A competição, que será realizada de 2 a 25 de janeiro, em 2019, terá 128 clubes divididos em 32 grupos, com quatro agremiações cada.

“É um grupo forte, onde conhecemos duas equipes. O Palmeiras dispensa comentários, teve um ano muito bom, sendo campeão paulista e brasileiro sub-20. Muitos jogadores já estouraram a idade e não disputarão a Copa São Paulo, mas tem bons garotos do sub-17, que vão subir para jogar. É uma escola muito forte. O Capivariano é da nossa região e também é uma equipe forte. O Galvez-AC nós não conhecemos e vamos buscar mais informações, mas já foram campeões estaduais. Não será presa fácil”, disse Carlão, supervisor das categorias de base do Nhô Quim.

Para participar do torneio, os atletas nascidos entre 1999 e 2003 precisavam estar registrados no BID (Boletim Informativo Diário) até o dia 19 de setembro. O elenco do XV, comandado pelo técnico Alexandre Torrezan, o Xandão, é formado por 30 atletas e segue em fase de preparação para a competição. Antes do início do torneio, porém, cinco jogadores serão cortados da relação. “Estamos trabalhando, fizemos um bom Campeonato Paulista e, nosso time é o mesmo, com os garotos que chegaram até a terceira fase”, afirmou Carlão.

“Isso foi bom, pois deu mais rodagem a eles, com mais jogos, pois há um bom tempo não passávamos de fase. Se fizermos o mesmo que fizemos no Paulista, vamos avançar e estamos trabalhando para isso”, completou o supervisor. Neste sábado (24), às 14h30, no Centro de Treinamento, em Saltinho, o Alvinegro realiza um jogo-treino contra o Manthiqueira. Na sequência, o time sub-20 ainda disputará amistosos contra São Bento, União Barbarense, Botafogo, Capivariano e Ferroviária.

SÉRIE A2

Pensando em retornar ao cenário nacional, o XV de Piracicaba pode garantir uma vaga para a Copa do Brasil em 2020, caso conquiste o título do Campeonato Paulista da Série A2, em 2019. Esta será a última vez que a competição contemplará uma vaga ao campeão estadual da Série A2. De acordo com o artigo 13 do regulamento, a partir de 2020 a vaga será destinada a um dos integrantes da Série A1. A estreia do Nhô Quim no Campeonato Paulista acontece fora de casa, no dia 20 de janeiro, contra a Inter de Limeira.