XV empata na Rua Javari e está na semifinal da A2

Raphael Macena vibra com o torcedor após fazer o gol da classificação (Foto: Michel Lambstein) Raphael Macena vibra com o torcedor após fazer o gol da classificação (Foto: Michel Lambstein)

O XV de Piracicaba empatou com o Juventus em 1 a 1 na manhã deste domingo (7), no Estádio Conde Rodolfo Crespi, a Rua Javari, em São Paulo, pelo jogo de volta das quartas-de-final do Campeonato Paulista Série A2. Ramon abriu o placar para o Moleque Travesso, enquanto que Raphael Macena empatou para o alvinegro piracicabano.

Com o resultado o Nhô Quim está classificado para as semifinais da Série A2 e enfrentará a Inter de Limeira na disputa por uma vaga na final e na primeira divisão em 2020. O jogo de ida será em Limeira, enquanto que a volta será no Barão de Serra Negra. Água Santa e Santo André se enfrentam na outra semifinal.

As duas equipes entraram tensas para a partida, resultando em um jogo com diversas faltas e tentativas de enganar o árbitro com simulações nos primeiros minutos. Precisando do resultado, o Juventus buscou o ataque desde inicio, pressionando o XV, porém a zaga do alvinegro se sobressaiu nos lances de perigo. A partir dos 20 minutos, a equipe da casa conseguiu chegar ao gol, porém apenas em finalizações de longe, não dando muito trabalho ao goleiro Luiz Fernando.

A melhor chance do primeiro tempo foi do XV, em um contra-ataque puxado por Misael, que foi até a linha de fundo e deixou Ronaldo livre na pequena área para abrir o placar, O atacante, porém, chutou fraco e Paulo Vitor fez uma grande defesa. A primeira etapa terminou com uma confusão perto dos bancos de reserva, na qual os jogadores do XV alegaram que o lateral Jefferson Feijão sofreu uma cotovelada. Na confusão, Cesinha, Roger (Juventus) e Walfrido (XV) foram amarelados.

No segundo tempo, o Juventus voltou com duas mudanças e encurralou o XV nos primeiros 10 minutos de jogo. Com 20 segundos, Romarinho driblou Robertinho e bateu na rede pelo lado de fora. Aos 3 minutos, Ramon (que entrou no lugar do ex-XV Adilson) recebeu na área e bateu, exigindo boa defesa de Luiz Fernando. Aos 6, Romarinho tirou da marcação e tocou para Ramon, que de frente para o gol bateu na saída de Luiz Fernando para abrir o placar para a equipe juventina. Três minutos depois quase veio o segundo, novamente com Ramon, porém o goleiro do Nhô Quim defendeu e o zagueiro Gilberto Alemão afastou.

Aos 18 minutos a zaga do XV errou mais uma vez e Thiago Potiguar saiu cara a cara com Luiz Fernando, que derrubou o atacante e o árbitro marcou pênalti. Na cobrança o próprio Potiguar bateu e Luiz Fernando defendeu com o pé, para evitar que o Moleque Travesso fizesse o segundo.

Após perder o pênalti, o ritmo do Juventus caiu e o XV cresceu no jogo. Robertinho, após fazer uma triangulação com Cássio Gabriel e Fraga bateu para o gol, porém a bola passou por cima. Aos 35 minutos, Misael ganhou do lateral e tocou para Macena, que passou pelo defensor Lucão e chutou na saída do goleiro Paulo Vitor, para empatar o jogo para o XV.

Um minuto depois o Juventus chegou com perigo após cruzamento de Potiguar, que após desvio na primeira trave, Ramon chutou por cima de Luiz Fernando. Nos minutos finais, Cássio Gabriel buscou a virada, porém após chutes fracos o goleiro adversário defendeu sem complicações. Nos minutos finais, o Juventus reclamou de pênalti sofrido por Potiguar em lance com Paulão, porém o árbitro deixou o jogo seguir. O XV se segurou nos últimos minutos e garantiu sua vaga para as semifinais.

QUARTAS-DE-FINAL

As quartas-de-final começaram no último sábado (6), com o Água Santa se classificando após nova vitória sobre o Taubaté, desta vez por 2 a 0 (a ida foi 5 a 0 para a equipe de Diadema) e a classificação do Santo André sobre o Rio Claro, que venceu por 2 a 1 no tempo normal e por 5 a 4 nos pênaltis. Após vitória por 2 a 0 na ida, a Inter de Limeira empatou com a Portuguesa Santista em 2 a 2 na noite de domingo (7) e também confirmou vaga entre os quatro semifinalistas.

PRIMEIRO JOGO

A Federação Paulista de Futebol (FPF) definiu na manhã desta segunda-feira (8), as datas dos jogos de ida das semifinais. Santo André e São Caetano se enfrentam no sábado (13), às 15h, em Santo André; enquanto que XV e Inter também jogam no sábado, às 19h, no Estádio Major Levy Sobrinho, em Limeira. Os jogos de volta ainda não tiveram suas datas definidas.

Mauro Adamoli