XV perde, fica em quinto e enfrentará o Juventus nas quartas

XV de Misael perdeu para o Atibaia e enfrentará o Juventus nas quartas (Foto: Elcio Fabretti) XV de Misael perdeu para o Atibaia e enfrentará o Juventus nas quartas (Foto: Elcio Fabretti)

O XV de Piracicaba perdeu para o Atibaia por 1 a 0, na tarde deste sábado (30), pela décima quinta e última rodada da primeira fase do Campeonato Paulista Série A2. Com o resultado, o Nhô Quim terminou em quinto lugar, com 24 pontos e enfrentará o Juventus nas quartas-de-final. O primeiro jogo será em Piracicaba, enquanto que a volta será no Estádio da Rua Javari, em São Paulo. Água Santa x Taubaté, Portuguesa Santista x Inter de Limeira, Rio Claro x Santo André são os outros jogos da próxima fase. As datas e horários serão confirmados pela Federação Paulista de Futebol (FPF) nesta segunda-feira (1º), às 11h. Nacional e Linense estão rebaixados para a Série A3 2020.

O primeiro tempo foi de poucas oportunidades para os dois lados, já que a equipe alvinegra, poupando alguns jogadores, estava desentrosada. A primeira grande chance do jogo veio com o Atibaia, aos 14 minutos, em que Danilo recebeu perto da meia-lua, e chutou cruzado, raspando a trave de Luiz Fernando.

Além do confronto no Barão, os gols de Portuguesa Santista e Juventus colocaram uma pressão extra no XV, que teve suas melhores chances aos 17 e aos 18 minutos. Na primeira, após jogada em escanteio, Ítalo pegou em cheio e acertou o travessão. No minuto seguinte, o Nhô Quim roubou a bola do adversário e a mesma sobrou para Misael, que bateu na saída do goleiro Ariel, que fez boa defesa.

Na reta final do primeiro tempo, o Nhô Quim errou muitos passes, enquanto que o Atibaia ficou apenas se defendendo. Aos 40, a última boa chance da etapa inicial. A jogada passou pelos pés de Bruninho, Jefferson Feijão e Cássio Gabriel, que tocou para Elias Ceará, que bateu no meio do gol, em que o goleiro adversário defendeu sem problemas.

Precisando do resultado, o XV voltou ligado e quase abriu o placar nos primeiros cinco minutos, porém perdeu as três chances que criou. Na primeira Cássio Gabriel fez linda jogada, rolou para Misael, que bateu no contrapé do goleiro, porém o zagueiro desviou e a bola foi pra fora. Na sequência, Cássio Gabriel bateu o escanteio e quase fez o gol olímpico. No escanteio seguinte, Douglas Marques cabeceou pra fora.

O Atibaia chegou aos 8 minutos e fez o gol com Wallace, porém estava impedido, anulado corretamente pelo assistente. Um minuto depois, Misael cruzou na área e Bruninho cabeceou na segunda trave, exigindo grande defesa de Ariel. No rebote, o atacante não aproveitou. Aos 17 minutos, Danilo fez bela pela jogada pela esquerda, nas costas de Jefferson Feijão, e rolou para Luis Oyama, que bateu forte e fez 1 a 0, sem chances para Luiz Fernando.

O XV sentiu o gol e teve dificuldades para criar, abusando dos cruzamentos na área. A melhor chance após o gol foi aos 39 minutos, quando Lucas Formiga puxou contra-ataque e sozinho, bateu fraco, porém em razão do “morrinho”, o goleiro Ariel teve dificuldades para defender. Nos minutos finais, o Atibaia se fechou e o XV voltou a jogar na base do “chuveirinho”. A última boa chance veio com Douglas Marques, que cabeceou pra fora e o placar seguiu inalterado até o apito final.

Mauro Adamoli