XV renova com Rafael Mineiro

Rafael Mineiro se recupera se contusão sofrida em julho do ano passado (Foto: Vitor Prates)

O XV de Piracicaba acertou na tarde da última terça-feira (21), a permanência do meio-campista Rafael Mineiro, 27 anos, até o fim da Série A2 2020. Após aproximadamente dez meses de uma cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior do joelho direito, o atleta vive a expectativa de, enfim, estrear com a camisa do Alvinegro.

Contratado como reforço para a Copa Paulista do ano passado, depois de defender o Rio Claro no estadual, Mineiro vinha se destacando na fase de pré-temporada, quando ocorreu a fatalidade da contusão, em jogo-treino com o Santo André, no dia 24 de julho, que o deixou no DM (Departamento Médico) durante esse tempo. A partir daí começou um árduo trabalho com os fisioterapeutas do clube, Marcel Guarda e Gabriel Gonzales.

“Nos deixou muito satisfeitos o fato do exame isocinético feito pelo jogador no Instituto Nova Campinas ter apontado um ótimo equilíbrio entre a perna operada e a outra. Isso mostra que o tratamento surtiu o efeito desejado”, disse Guarda. Patrocinadora do Nhô Quim, a Unimed Piracicaba também teve papel essencial para deixar o meio-campista apto a retomar sua carreira. “Como atleta, foi um momento difícil para mim”, disse Mineiro, antes de completar.

“Eu estava me sentindo bem, tinha a confiança do treinador (Fahel Júnior) e demais integrantes da comissão técnica e então aconteceu essa contusão. Uma lesão grave assim, querendo ou não, te deixa decepcionado e, de certa forma, preocupado”, externou. Porém, certas situações deixaram o meio-campista mais confiante. “Por outro lado, eu estava tranquilo, pois tinha a certeza que contaria com o total apoio e estrutura do clube nesse processo todo”, falou.

Além da renovação de Rafael Mineiro, o Nhô Quim contou com os retornos de Michel Benhami, Luizinho e Raphael Macena aos treinamentos para iniciar a segunda semana de intertemporada visando a Copa Paulista. “Nós da comissão técnica acertamos que usaríamos esse período de treinos, entre a semana passada e essa, para fazermos algumas avaliações subjetivas com os atletas e assim lhes dar uma boa adaptação, principalmente na questão de força. Então, a parte física é o nosso foco nesse início de intertemporada e a partir da semana que vem o Tarcísio (Pugliese, técnico) deve começar os treinamentos com bola”, disse o preparador físico Rildo Dionízio.

Para que os atletas tenham condição de jogo, os clubes deverão inscrever para a disputa da competição uma lista A com até 26 jogadores, dentre aqueles previamente registrados, sendo que para a primeira rodada, uma primeira relação deverá ser obrigatoriamente apresentada até o dia 19 de junho, mediante preenchimento através do sistema “on line’ da FPF (Federação Paulista de Futebol).