XV vence, respira e segue na Copa Paulista

Cléber Gaúcho: alívio pela vitória no fim do jogo. ( Foto: Claudinho Coradini /JP)

(confira o vídeo)

André Cunha está de volta. Após sete meses recuperando-se de uma grave lesão no tendão de Aquiles, o meia foi decisivo para manter o XV de Piracicaba vivo na Copa Paulista. Com um gol de Lucas Formiga aos 49min do segundo tempo, o Nhô Quim derrotou o Ituano por 1×0 nesta quarta-feira (17), no estádio Barão da Serra Negra, em confronto válido pela penúltima rodada da segunda fase. Pela mesma chave, Novorizontino e Taubaté ficaram no 2×2 e continuam nas duas primeiras posições, com oito e nove pontos, respectivamente.

Com o triunfo, o Nhô Quim chegou aos sete pontos, mantendo o terceiro lugar. O Galo de Itu, com três pontos, está matematicamente eliminado. No próximo sábado (20), o Alvinegro encerra a participação na segunda fase contra o Taubaté, às 15h, no Estádio Joaquim de Morais Filho. Para avançar às quartas de final, o time piracicabano terá de vencer o adversário.

CAMPANHA

Na entrada em campo para o duelo contra o Ituano, uma novidade: pela primeira vez na história, o XV de Piracicaba utilizou uma camisa com listras horizontais nas cores rosa e preta. O uniforme especial é uma alusão à campanha Outubro Rosa, que busca conscientizar a população sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O clube piracicabano apoia a causa e possui uma parceria com a Associação Ilumina desde 2012.

Em campo, mais novidades. Na equipe titular escalada pelo técnico Cléber Gaúcho, Rafael Rosa ocupou a lateral esquerda, enquanto Gabriel Tonini foi o substituto de Fraga no meio de campo. No ataque, Erik Mendes ganhou a primeira oportunidade de começar o jogo, deixando Marcelo Fernandes no banco de reservas. O XV iniciou a partida aparentando nervosismo, errando passes na saída de bola. A principal jogada ofensiva do Nhô Quim era pelo lado direito, com Mario Sergio no apoio a Romarinho.

Aos 33min, o XV criou a melhor chance do primeiro tempo, em finalização de Erik Mendes que tirou tinta da trave direita de Junior. Aos 45min, o goleiro defendeu chute cruzado de Lucas Formiga. As duas equipes voltaram sem alterações para a segunda etapa, que começou em ritmo semelhante ao que foi visto antes do intervalo. Aos 17min, o Ituano assustou Leonardo em um chute de média distância do meia Pavani, que passou com perigo sobre a meta quinzista. A resposta do Alvinegro veio no lance seguinte, mas a arbitragem acertou ao apontar impedimento e anular o gol de Romarinho.

Como o empate não interessava, o técnico Cléber Gaúcho colocou em campo André Cunha no lugar de Cassio Gabriel. O meia não atuava desde março, na Série A2 do Paulista, quando rompeu o tendão de Aquiles. Depois, Renan Zanelli e Danilo Melega ocuparam as vagas de Gabriel Tonini e Rafael Rosa. O duelo ficou aberto. Aos 26min, Leonardo evitou o gol do Ituano ao fazer grande defesa na batida de Bassani. Aos 35min, Gui Mendes teve grande oportunidade para abrir o placar para os visitantes ao puxar contragolpe e sair na cara do gol, mas ele concluiu para fora.

O Ituano continuava levando perigo, mas, na última bola da partida, André Cunha apareceu. Aos 49min, o meia fez excelente jogada individual pela esquerda, se livrou de dois marcadores e cruzou para a área. A zaga afastou mal e Lucas Formiga fuzilou para o fundo da rede: 1×0. Não houve tempo sequer para a saída no meio de campo. O XV de Piracicaba continua vivo na Copa Paulista.

 

FICHA TÉCNICA

 

XV DE PIRACICABA    01

Leonardo; Mario Sergio, Caio Souza, Doni e Rafael Rosa; Gabriel Tonini (Renan Zanelli), Pereira e Cassio Gabriel (André Cunha); Lucas Formiga, Romarinho e Erik Mendes. Técnico: Cléber Gaúcho

ITUANO                           00

Junior; Wesley, Fellipe, Mateus e Pavani (Matheus Souza); Serrato, Paulinho Dias (Gui Mendes), Correa e Bassani (Xavier); Martinelli e Giba. Técnico: Vinicius Bergantin

 

Gol: Lucas Formiga (XV) aos 49min/2ºT | Árbitro: Thiago Duarte Peixoto | Cartões amarelos: Caio Souza (XV); Pavani (ITU) | Público: 1.270 pagantes | Renda: R$ 14.900,00