Yoga: Um estilo de vida

O Yoga é considerado por muitos mais do que um exercício físico: é um estilo de vida. A prática utiliza do corpo e seus movimentos para beneficiar a mente e promover o autoconhecimento.

O Yoga surgiu na Índia Antiga, e sua história se mistura a do próprio país. A prática nasceu baseada nas interpretações na natureza e de sua interferência na consciência humana, e se espalhou pelo mundo com diversas vertentes e filosofias próprias.

A atividade pode trazer diversos benefícios reais para a saúde do praticante, desde a corporal, com o aumento da flexibilidade e o emagrecimento, até a saúde mental, já que estimula o foco e o relaxamento.

Para Gislene Sato, instrutora da técnica no Love Yoga Studio, o Yoga pode ser um grande auxiliar no tratamento de doenças mentais e do estresse. “As pessoas que escolhem começar a praticar Yoga, estão em um momento de busca por diminuir a ansiedade, estresse, depressão entre outras, doenças ou distúrbios causados pela vida corrida de hoje”, explica. “O Yoga dá clareza e tranquilidade mental, reduzindo o fluxo de pensamentos”.

O Yoga é recomendado para todos os sexos e idades, e é indicado tanto para quem quer se conhecer melhor quanto para aqueles que desejam utilizar a atividade como suporte para outros treinos, como a musculação, pois ela melhora o desempenho respiratório e muscular.

TERAPIAS ALTERNATIVAS

Além do Yoga, outras atividades derivadas da prática podem ser muito benéficas para a saúde humana. A Ayurveda e a Acupuntura são exemplos de terapias alternativas que podem ser utilizadas como suporte para os tratamentos médicos convencionais.

A Ayurveda é um tipo de conhecimento médico desenvolvido na Índia, sendo considerada a medicina oficial do país. A prática busca tratar as doenças antes mesmo que elas manifestem seus sintomas.

Adriana Basile, terapeuta Ayurveda do Love Yoga Studio, conta que a prática tem sua eficácia reconhecida. “A Ayurved é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde como modo eficaz no tratamento e prevenção de doenças. Em suas formas de tratamento, utiliza-se o aconselhamento individual, vinculado à alimentação, estilo de vida, Yoga e massagens milenares”, explica.

O Aerial Yoga é outra derivação da prática que tem ganho mais adeptos ao redor do mundo. A técnica trata-se de um treinamento intensivo em que o praticante faz os movimentos suspenso por meio de tecidos presos ao teto. A atividade, além dos benefícios implícitos do Yoga, também pode auxiliar na superação do medo de altura – insegurança enfrentada por muita gente.

Mariana Requena