Zoo tem novo nome: Professor Edmar José Kiehl

zoo Nome é homenagem ao agrônomo que fundou o zoológico da cidade. ( Foto: Claudinho Coradini / JP)

O Zoológico Municipal e Paraíso das Crianças receberão denominação durante solenidade no próximo dia 9, a partir das 10h, quando passará a se chamar Professor Edmar José Kiehl, homenagem proposta pelo vereador Ronaldo Moschini (PPS), autor do projeto de lei 16/2018, aprovado em maio deste ano. O evento será no espaço de lazer, localizado na avenida Marechal Castelo Branco, 426, no bairro Jardim Primavera.

“O objetivo é homenagear o professor, homem íntegro, que muito contribuiu para o crescimento do Município”, disse Moschini. A unidade é vinculada à Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente).

Nascido em 14 de junho de 1917, Kiehl presenciou o desenvolvimento industrial do século 20. Formou-se engenheiro agrônomo pela Esalq, onde tornou-se um dos mais proeminentes catedráticos. Publicou livros sobre compostagem e, após defender e aprovar uma lei nacional regulamentando seu uso e fabricação, foi considerado o ‘pai‘ do adubo organo-mineral.

Foi casado com Lucia Kiehl, com quem teve os filhos Jorge, Leda, Marcos e Flavio. Em 2001 casou-se com Cacilda Kiehl, com quem viveu até o fim da vida. Paralelamente à atuação acadêmica, foi mágico profissional, chegou a atuar no antigo hotel-cassino de Águas de São Pedro.

Foi presidente do Lions Clube de Piracicaba e fundador do Zoológico Municipal de Piracicaba, que dirigiu por cerca de dez anos. Criou o Paraíso da Criança, anexo ao zoológico. Durante este período, cuidou e tratou de inúmeros animais, como o leão Golias e o chimpanzé Petrônio. Foi fundador, e por diversas vezes presidente, do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba, e presidente da Sociedade Cultura Artística de Piracicaba, sempre atuante em movimentos culturais e sociais.

É autor de biografia sobre Luiz de Queiroz, que, entre muitos feitos, trouxe o desenvolvimento com usinas de eletricidade e luz para a cidade, isso antes mesmo que cidades muito maiores do Brasil a tivessem. Edmar era um inventor e entre algumas criações estão dezenas de casas que ele projetou e construiu que fazem parte do Paraíso da Criança. Ao completar 100 anos, recebeu homenagem da Associação dos Docentes Aposentados da Esalq.

( Da Redação)