Zoológico ganha quatro animais; dois podem ser vistos

A partir desta semana, o Zoológico Municipal de Piracicaba recebeu quatro novos moradores. O lobo-guará Baloo e a onça-parda Ágata já podem ser vistos pelos visitantes em seus recintos. Já o gato mourisco Zaique e um filhotinho de veado-catingueiro, o Frank, estão separados, em processo de recuperação e adaptação ao novo lar. “Estes animais foram resgatados de criadouros clandestinos ou vítimas de maus tratos, de incêndios ou atropelamentos. Neste caso, eles foram trazidos pela Associação Mata Ciliar, de Jundiaí”, informou a direção do Zoo.
 
Baloo, o lobo-guará, é um macho de seis anos. Ele viveu desde os quatro meses na Associação Mata Ciliar, quando foi encontrado com a mãe e irmã. Por estar com uma fratura, ele não conseguia acompanhar sua família e teve de ser recolhido e tratado. A onça-parda Ágata é ainda filhote, com cerca de quatro meses, foi abandonada pela sua família e, sozinha, não conseguiria sobreviver na natureza. 
 
Zaique, o gato mourisco, está no Zoo desde do dia 22 de janeiro. O macho, com aproximadamente três anos e meio, veio da Associação para fazer companhia à fêmea da mesma espécie que vivia sozinha em Piracicaba. Por enquanto, Zaique está no mesmo recinto que ela, mas separado.“Esta separação é necessária porque eles precisam se conhecer aos poucos e não se estranharem”, explica a veterinária Camilla Xavier Mancini.
 
O veado cantingueiro Frank era um recém-nascido quando foi levado à Associação, em setembro do ano passado. “Ele chegou esta semana ao Zoo pesando pouco mais de três quilos e está em fase de adaptação e ainda inspira cuidados”, disse Camila. 
O Zoo conta com 385 animais – 253 aves, de 62 espécies; 80 mamíferos, de 31 espécies; e 52 répteis de oito espécies. Funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 16h.