100 Milhas Piracicaba será disputada no dia 22 de agosto

100 Milhas Piracicaba completa 32 anos de história com prova no ECPA - Crédito foto: Engenho da Notícia

Uma das mais tradicionais corridas automobilísticas do calendário esportivo brasileiro, a 100 Milhas Piracicaba chega aos seus 32 anos com provas organizadas de maneira ininterruptas. Em 2021, a corrida comemorativa será realizada no dia 22 de agosto, no Autódromo do ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo).

Em sua 32º edição consecutiva, a prova de longa duração faz parte do calendário automobilístico nacional e das atividades oficiais do município, completando a programação de aniversário da cidade, que neste ano, completa 254 anos de fundação. A 100 Milhas Piracicaba celebra a inauguração do próprio ECPA, que foi inaugurado no dia 13 de agosto de 1989.

Um dos marcos do automobilismo brasileiro, a 100 Milhas Piracicaba surgiu nos anos de 1960, com uma corrida de kart pelas ruas da cidade, quando contava com as presenças de nomes como José Carlos Pace e os irmãos Fittipaldi. Atualmente, a disputa contempla carros de turismo e gaiolas tubulares, que formam um único grid com largadas de lado a lado, mas separados por categorias.

“No formato atual, a primeira edição da prova ocorreu em 1984, no bairro Parque Taquaral. Depois disso, em 1990, com a inauguração do ECPA no ano anterior, o evento passou a fazer parte das comemorações de aniversário da cidade, integrando o calendário oficial de eventos do município.” – explica o empresário Benedito Giannetti Júnior.

Disputada no circuito de 2.100 metros do autódromo piracicabano, em um traçado cheio de curvas sinuosas, trechos que alteram altas e baixas velocidades e que exigem muita técnica e perícia dos pilotos, a prova se desenvolve por 78 voltas na pista, num percurso com pouco mais de 163 quilômetros.

Apesar da prova ser disputada num domingo, são considerados dois dias de competições, já que os preparativos começam na véspera da corrida, no sábado, dia 21, com treinos livres, a tomada classificatória e a formação do grid de largada.

Da Redação

LEIA MAIS:

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

quinze + 14 =