10º Baep faz treinamento sobre rapel tático para ações especiais

Táticas poderão ser usadas para ocorrências que necessitam invasões em alturas ou outras situações. (Foto: Divulgação)

Policiais militares do 10º Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia) participaram de treinamento sobre rapel tático aplicado em ações especiais da polícia, ocorrido recentemente na Escola Superior de Bombeiros em Franco da Rocha, região metropolitana de São Paulo, que atualmente é a unidade gestora de conhecimento na matéria de salvamento em altura e considerada referência no Estado. Cem policiais do Batalhão piracicabano participaram.

Para o Comandante do 10º Baep, tenente-coronel Fernando Aparecido de Souza, a ambientação em espaço de altura possibilita também o trabalho psicológico do operador de polícia, desenvolvendo a quebra de paradigmas, superação de limites, aumento da resiliência, da capacidade de resistência a frustração, motivação, confiança nas técnicas e equipamentos acima da emoção, tecnicidade, racionalidade, serenidade e coragem, características tão necessárias para execução das ações especiais.

Nos treinamentos realizados, o objetivo foi o aprendizado de técnicas básicas de ancoragem, noções básicas de atuação em altura com realização de exercícios práticos de forma a permitir a ambientação do operacional no espaço vertical, possibilitando ainda que no futuro sejam realizados instruções mais complexas como resgate em altura, desembarque tático de aeronave e também invasões táticas partindo do ambiente vertical.

CRIAÇÃO

Em 26 de agosto de 2019, por meio do Decreto Estadual 64.413 foi criado o 10º Baep, subordinado ao CPI-9 (Comando de Policiamento do Interior) e com circunscrição sobre os 52 municípios da região de Piracicaba, Americana, São João da Boa Vista, Limeira, Rio Claro e Sumaré.

De acordo com a PM, a recém criada organização policial militar foi confi ada a missão de ações especiais da polícia que consistem pela sua complexidade, criticidade e grau de risco apurados, extrapolam a capacidade técnica operacional dos recursos ordinários de policiamento ostensivo e de preservação da ordem pública.

Cristiani Azanha
[email protected]

LEIA MAIS:

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

1 × 1 =