10º Baep realiza instrução com a Rota sobre abordagens

Curso tratou de abordagens a pessoas e veículos. (Foto: Amanda Vieira/JP)

Os policiais miliares do 10º Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia) realizam nesta semana a instrução sobre a doutrina de patrulhamento tático de Rota (Ronda Ostensiva Tobias de Aguiar), sobre os procedimentos operacionais padrão sobre revistas em pessoas abordadas, contramedidas de emboscada procedimentos operacionais padrão sobre vistoria em carros, motocicletas, ônibus intermunicipal, ônibus de turismo, ônibus de torcidas organizadas e a caminhões. Os treinamentos estão sendo realizados na sede da EEP (Escola de Engenharia de Piracicaba).

Hoje (29) estão previstas aulas sobre a análise de cenários de ocorrências onde serão feitos estudos de caso (benchmarking) de ocorrências policiais sob o aspecto do patrulhamento tático de Rota, considerado grupo de elite da PM.

Segundo o Setor de Comunicação do 10º Baep, na quarta-feira (27), no período da manhã, as instruções de Rota foram pausadas para deflagração da Operação Genesis na qual foram presas 24 pessoas pelo novo Batalhão. No período da tarde as instruções já tiveram continuidade normalmente. Os treinamentos serão finalizados no dia 13 de dezembro.

Recentemente, os policiais do Baep já tiveram instrução com o 2º Batalhão de Choque no Estádio Municipal Barão da Serra Negra sobre o policiamento em eventos desportivos, artísticos e culturais. Os policiais também passarão por treinamento específico com o COE (Comando de Operações Especiais), que é especializando em busca em suspeitos ou pessoas desaparecidas em matas, ou outras ações de alto risco, bem como o 3° Batalhões de Choque, que atua em distúrbios civis, como manifestações descontroladas e tumultos.

Segundo a PM, o efetivo terá treinamento para atuar em diversas modalidades do policiamento sejam patrulhamento urbano, ações antiterrorismo, combate ao crime organizado e demais ocorrências de gravidade que venham a necessitar de equipamento e atuação diferenciada.

A inauguração do 10º Baep está marcada para o dia 15 de dezembro. A sede do Batalhão será em um prédio alugado pelo Estado na rua Maringá, 450, no Jardim São Francisco.

Cristiani Azanha

[email protected]