10º BPM/I comemora hoje 45 anos de atividades na região

O 10º BPM/I (Batalhão da Polícia Militar do Interior) comemora hoje, 16 de janeiro, seus 45 anos de atividade na região de Piracicaba. Responsável pelo patrulhamento em 11 cidades. O Batalhão conta com (Radiopatrulha, policiamento a pé, Ronda Escolar, Força Tática, Rondas com Motocicletas e Patrulha Rural).

Em decorrência da pandemia da covid-19, o comando decidiu realizar uma breve solenidade sem a participação do público para evitar aglomeração. O tenente-coronel Adriano Manoel Redua dos Santos, comandante do batalhão agradeceu a atuação de todos os policiais e reforçou os dez objetivos que pretende executar. Entre eles estão: valorizar o policial militar, aperfeiçoar os conhecimentos, ampliar a aproximação da PM com a sociedade, entre outros.

“Precisamos reforçar as ações de cidadania. Tendo as ações de presença junto com a comunidade. A comunidade também deve se aproximar, por meio de denúncias”, disse o coronel.

Batalhão atua em 11 cidades da região de Piracicaba (Divulgação/PM)

A subcomandante interina, major Sílvia Andreia Mantoani salientou que “nosso Batalhão tem colaborado para a redução dos indicadores criminais diminuindo, inclusive, os casos de homicídio, que estão entre as nossas principais preocupações”, afirmou. “Estamos atuando perto da comunidade e com melhores resultados”, enfatizou.

Segundo a última estatística da SSP (Secretaria de Segurança Pública) divulgada em dezembro de 2020, os casos de homicídio caíram de 21 para 15 (-28,5%) no período de janeiro a novembro. Registros de furto de veículos tiveram declínio de 50%. Foram 712 em 2019 e 347 em 2020.

HOMENAGENS
Durante a solenidade, o cabo Jefferson Guimarães Gonçalves Marques foi homenageado pela atuação na abordagem à dois ocupantes de um carro na avenida Limeira. No interior da garrucha foi apreendido uma garrucha e várias munições. Já os cabos da Força Tática Anderson Luis Moresi, Graziano Ciola Dias e Ivair Alves Filho, em 2 de dezembro de 2020, realizavam patrulhamento Tático pela cidade de Saltinho, quando a equipe decidiu abordar frequentadores de um bar e acabaram localizado um revólver.

INÍCIO
A Polícia Militar presta serviços à comunidade piracicabana desde 8 de agosto de 1901, quando foi instalado o Destacamento de Polícia subordinado à 2ª Companhia do 8º Batalhão de Caçadores, da cidade de Campinas. Em 1970, o Destacamento tornou-se Companhia e desvinculou-se do 8º BPM/I de Campinas, tonando-se a 4ª Companhia Independente de Polícia Militar e depois o 10º BPM/I. O seu primeiro comandante foi o tenente-coronel Osvaldo Rodrigues Pinto.

Cristiani Azanha
[email protected]

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

7 − cinco =