12 bairros recebem ‘arrastão da dengue’ neste sábado (16)

Foto: Amanda Vieira/JP

As ações de combate à dengue deste ano começam neste sábado (12) na região Oeste. O plano da SMS (Secretaria Municipal de Saúde), com ações definidas até maio, visa retirar materiais que possam acumular água e, assim, propícios para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, causador da doença. No primeiro dia, quatro caminhões vão circular doze bairros entre às 8h30 e 14h.


Integram a região Oeste da cidade os bairros Vila Cristina, Vila Cristina II, Jardim Stênico, Monte Verde, Jardim Cruzeiro, Jardim Monte Branco, Jardim Regina, Nova Paulista, Jardim Tarumã, Jardim João Conceição, Jardim Borguesi e Jardim Glória.


De acordo com a pasta, o material recolhido será enviado para a Central de Resíduos Sólidos, no bairro Palmeiras, para tratamento e destinação adequada. “Para o bom resultado do mutirão, os moradores dos bairros citados devem deixar os inservíveis na calçada, lembrando que não são retirados lixo doméstico, podas de árvores e entulhos de construção”, orienta a pasta em nota.

LEIA MAIS:


As ações serão semanais, realizadas todos os sábados. “É uma oportunidade que a prefeitura oferece aos seus munícipes para a retirada de criadouros de mosquitos da dengue e de outros animais nocivos à saúde pública, como ratos, baratas e escorpiões. Os criadouros são recipientes que podem acumular água da chuva, tornando-se ambientes propícios à reprodução do Aedes Aegypti. Eliminá-los é uma medida preventiva fundamental de combate”, comenta o secretário da Saúde, Filemon Silvano.


A pasta afirma ainda que o último Índice de Breteau de Piracicaba, realizado em outubro de 2020, que indica o grau de infestação larval, deu resultado abaixo de 1, o que significa situação de controle. “No entanto, as ações preventivas são fundamentais para evitar que o índice aumente, em decorrência da chuva e do calor, e a situação se agrave”, enfatiza a secretaria em nota.

Andressa Mota

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

2 × cinco =