Apenas 16% do público alvo foi imunizada contra a polio, que são as crianças de um a quatro anos de idade. (Foto: Amanda Vieira/JP)

A oito dias do término da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite e da Multivacinação, Piracicaba imunizou – até o momento – apenas 16% do público alvo contra a polio, que são as crianças de um a quatro anos de idade. De acordo com os dados da Secretaria de Saúde do município, foram vacinadas 2.932 crianças nessa faixa etária. A meta do município é imunizar 17.660, que correspondem a 95% da população alvo.

Já a multivacinação é para atualização da carteirinha de vacinação das crianças e adolescentes com até 15 anos. Nesse público foram vacinadas apenas 864. A pasta não informou a meta para essa faixa etária. No último sábado foi realizado o dia D de vacinação, uma tentativa do município de aumentar a imunização das crianças e adolescentes.

Segundo a Secretaria de Saúde, as campanhas têm como objetivos reduzir o risco de reintrodução do poliovírus selvagem no país, ampliar o acesso às vacinas, atualizar a situação vacinal de crianças e jovens, visando a eliminação e/ou erradicação das doenças imunopreveníveis.

As campanhas se estenderão até o dia 30 de outubro e a meta mínima da pólio é vacinar 95% do público-alvo (de um ano a menor de cinco anos de idade) de forma indiscriminada.

“É de fundamental importância que as pessoas compareçam aos postos de saúde com a caderneta de vacinação, para que os profissionais de saúde possam avaliar se há alguma vacina que ainda não foi administrada ou se há doses que necessitam ser aplicadas, para completar o esquema vacinal preconizado pelo Ministério da Saúde”, explicou Karina Correa Contiero, responsável pelo setor de imunização.

BAIXA ADESÃO

Anteontem o Governo do Estado convocou pais e responsáveis a levar os menores aos postos de vacinação e aderir às campanhas contra poliomielite e de multivacinação. Em São Paulo, ainda é preciso vacinar mais de 1,6 milhão de crianças com menos de cinco anos contra poliomielite para atingir 95% da cobertura do público almejado, equivalente a 2,1 milhão de crianças. Até esta segunda-feira (19), cerca de 463,6 mil crianças foram imunizadas contra a “pólio”, apenas 20,9% da população nessa faixa etária.

Beto Silva
[email protected]

LEIA MAIS:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

dezessete + catorze =