2021 será o ano da saúde mental e da atividade física para sua saúde

0
129 views
(Foto: Freepik)

2020 passou e com ele uma mudança significativa em nossos hábitos de vida e expectativa para o futuro. Por causa da pandemia de Covid-19 a Organização Mundial de Saúde fez um grande estudo mostrando que o isolamento social aumentou muito os casos de transtorno mental e psicológico e em 2021 estes números tendem a aumentar.

No início de todo o ano, sempre tomamos novas resoluções para sermos mais saudáveis, mas nunca antes na história mundial isso se tornou tão relevante. Não só pelo aspecto de saúde mental, mas também pelo aumento alarmante dos índices de sedentarismo e obesidade que podem agravar os casos de Covid-19.

Para muitos, viver em confinamento alterou para pior nossos sentimentos com o exercício. Muitos se adaptaram ao online, muitos queriam voltar ao presencial, mas estão com medo e muitos pararam por problemas das mais variadas formas como o tempo dispendido com os filhos, trabalho e falta de dinheiro.

Mas existem diversas maneiras que você pode cuidar da saúde através do exercício. Uma delas é o uso de aplicativos para que você possa se exercitar em qualquer lugar. Se você tem o app Health no IPHONE ou o Google FIT no Android, você pode contar o número de passos diários que você pode fazer. Caminhadas no seu quarteirão ou a contabilização de 7000 passos por dia te ajudará a emagrecer, ter melhor saúde mental e física e com isso, aumentar sua imunidade.

Há uma tendência muito grande para as aulas online segundo o novo report do American Collegge of Sports Medicine para 2021. Existem muitos antropólogos e cientistas sociais que apontam que o mundo levará pelo menos 2 anos para que toda a população do planeta seja vacinada. Com isso, as aulas online são uma realidade para este momento que vivemos. Eu mesmo estou dando várias aulas de personal à distância através do aplicativo whatsapp ou zoom. É importante, segundo o Conselho Federal de Educação Física, que você veja se o profissional que ministrará as aulas online é registrado e formado para que se evite possíveis lesões ou problemas de saúde.

As academias e grande parte das atividades físicas já estão sendo vistas por órgãos competentes como serviço essencial, não só aqui em Piracicaba como em um projeto de lei aprovado feito pelo vereador André Bandeira, mas também pelo Ministério da Saúde do Brasil e em outros países como Austrália e Nova Zelândia.

Segundo dados estatísticos, as academias são fontes seguras para a prática com índices muito baixos de proliferação do novo coronavírus, mas o setor de fitness e profissionais de saúde endurecerão cada vez mais os regulamentos de segurança para provar as autoridades que elas podem ser seguras à população e que nunca devem ser fechadas.

2021 é o ano da saúde mental e, para isso, a atividade física te ajudará cada vez mais neste sentido. Comece e até a próxima!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

1 × cinco =